2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Inserção profissional do professor com deficiência: a realidade de cada um

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Inserção profissional, Professor com deficiência, Inclusão

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as experiências dos professores com deficiência quando na sua inserção profissional. É uma investigação de abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados afim de identificar as experiências dos professores com deficiência na inserção profissional, se houve algum impacto por parte dos integrantes da escola, e como os demais professores entendem a sua inclusão. Compreende-se que a inserção na docência se caracteriza por um período de conflitos e aprendizagens intensas em contexto geralmente desconhecido e durante o qual os professores iniciantes devem adquirir conhecimento profissional além de conseguir manter certo equilíbrio pessoal. (MARCELO GARCIA,1999). Ainda são escassos os estudos sobre como pessoas com deficiência analisam seu próprio processo de inclusão/exclusão nos seus locais de trabalho. Para Caiado (2013) o conceito de deficiência é historicamente sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade, o estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa permanentemente provar suas potencialidades. Seis professores com deficiência, egressos dos cursos de licenciatura da Univille, se constituíram sujeitos dessa pesquisa. Destes, cinco possuem deficiência física e um possui deficiência visual. Os professores atuam na educação básica na cidade de Joinville e advém de escolas do estado e do município. Os resultados prévios dessa pesquisa evidenciam que as escolas onde esses docentes trabalham têm um grande caminho a percorrer para que esses professores sejam incluídos adequadamente nos seus espaços profissionais, como: acessibilidade arquitetônica, tecnologia como recurso didático, apoio pedagógico e acessibilidade para os docentes com deficiência física. Os dados evidenciam que os professores contam com atitudes de respeito de seus alunos e gestores, e que isso é fundamental para que eles se sintam incluídos. E que há desafios que estão relacionados com a aprendizagem dos alunos, e com o olhar do outro que por vezes o considera incapaz.

ISSN: 1808-1665