2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Publicidade e propaganda na contemporaneidade, padrões de beleza, e a influência clássica.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Publicidade, Arte, Padrões de beleza

A partir da análise de campanhas publicitárias que têm referências da arte, esta pesquisa, de natureza bibliográfica e interpretativa das imagens, investiga sobre mensagens nelas veiculadas e a maneira como se dá tal processo. Busca nas imagens das propagandas as relações com movimentos artísticos, a análise de sentidos e significados materializados nas campanhas analisadas. Ao reconhecer tais aspectos, migrados da arte para a publicidade, vê-se que esta segunda, apesar de ser relativamente nova, se comparado á primeira, utiliza-se de mapeamentos muito mais antigos em sua ênfase. Para tanto, as considerações advindas de um estudo histórico da arte, relacionando-as à publicidade ao longo da pesquisa, promoveu bases para então identificar a existência de padrões de beleza impostos pelas campanhas; além da perpetuação de certos valores clássicos na percepção e na idealização da forma física e da beleza humana. A investigação aponta ainda para os possíveis impactos gerados por estas campanhas tanto em seu público alvo quanto em outros que tenham contato com as mesmas, considerando aceitação e formação de opiniões sobre si e sobre os semelhantes. Por fim, serão exibidos pontos de alcance sociais e econômicos notados, demonstrando a abrangência do processo e permitindo ao leitor tanto quanto ao pesquisador compreender e propor-se pontos de vista; e juízo sobre estes.

ISSN: 1808-1665