2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Inovação pedagógica no ensino superior: concepções, práticas e elementos para potencializar a qualidade de ensino na UNIVILLE campus São Bento do Sul.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Ensino Superior, Inovação pedagógica, Processo ensino-aprendizagem

Perante os desafios contingenciais impostos à educação na contemporaneidade e particularmente direcionados ao ensino superior, há uma urgência no sentido de incursionar rumo a caminhos que apontem perspectivas diferenciadas, solicitando principalmente lançar mão de formas inovadoras para mediar o processo ensino-aprendizagem, com metodologias que favoreçam a apreensão do conhecimento. Neste sentido torna-se importante mobilizar os acadêmicos para aprendizagens significativas, fomentando maior envolvimento, interação, intercâmbios simbólicos e construções conceituais através de estratégias diferenciadas no processo ensino-aprendizagem, sendo um dos desafios enfrentados na atualidade pelos docentes que atuam nos cursos de graduação. Com vistas a contemplar as demandas sociais que solicitam profissionais que vivenciem percursos formativos numa concepção mais dinâmica, sistêmica e sintonizada com as necessidades do atual cenário, as práticas pedagógicas precisam se apoiar nos recursos tecnológicos disponíveis, na criatividade e adaptação de metodologias. Contemplando esse direcionamento o objetivo desta pesquisa é mapear e analisar as concepções e práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de graduação da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na percepção de discentes e docentes, oferecendo referenciais para a melhoria na qualidade do ensino e subsídios para gestão pedagógica visando a consolidação de um processo ensino-aprendizagem significativo. O processo de pesquisa se sustentou em abordagem de cunho qualitativo, abarcando pesquisa documental, bibliográfica e de campo, realizada por meio de grupos focais direcionados a alunos e professores representantes dos diferentes cursos de graduação em funcionamento no referido campus, correspondendo a uma amostragem de 86 pesquisados. Os referenciais obtidos revelam que conforme os relatos ainda há predominância de aulas tradicionais nos cursos, centradas na exposição de slides e exercícios de fixação. Os alunos no entanto, destacam práticas e professores que têm investido em iniciativas inovadoras, promovendo aulas mais dinâmicas e consideram que as experiências mais significativas são aquelas que articulam teoria e prática, os aproximando do contexto profissional e fomentando ultrapassar a atitude passiva em sala de aula. Essa característica pode ser generalizada a todos os cursos, com ênfase para que a gestão dos cursos e a universidade invistam em processos de formação de professores, pois os alunos compreendem que essas práticas tornam a aprendizagem mais significativa e as aulas mais atrativas. Constata-se por parte dos professores inquietação em relação aos desafios enfrentados e predisposição para mudar, mas insegurança e necessidade de maior compartilhamento de experiências e trabalho coletivo.

Apoio / Parcerias: Projeto de pesquisa financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665