2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Limites e potencialidades para atuação da UNIVILLE campus São Bento do Sul: indicadores para gestão estratégica.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão estratégica, Tomada de decisão, Atuação da universidade

A atual competitividade no cenário da educação superior, reforça a ideia de que o mercado educacional brasileiro está cada vez mais voltado para a importância da qualidade dos serviços e da satisfação dos clientes, que são imprescindíveis para a sobrevivência das instituições de ensino. Este cenário exige uma mudança de postura da gestão universitária para comercializar e captar clientes. Nessa direção, esta pesquisa busca mapear fatores que expressem limites e potencialidades na performance/atuação institucional da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na intenção de oferecer indicadores para gestão estratégica e tomada de decisão organizacional. O processo de investigação assumiu cunho qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, apoiando-se ainda na realização de Focus Group que corresponderão ao todo a 15 grupos, envolvendo alunos ingressantes, os alunos concluintes, os professores e chefes de cada curso em funcionamento no referido campus (totalizando aproximadamente 90 pesquisados), e com o corpo diretivo a fim de validar e complementar as informações já coletadas. Os dados parciais obtidos pela pesquisa, permitem afirmar que a UNIVILLE detém uma boa reputação no entorno regional, tendo como principais diferenciais a qualidade de ensino e sua localização. Ficou evidenciada a importância que os alunos atribuem à performance didático-pedagógica dos professores e às vivências práticas que são promovidas em aulas, destacando que em contrapartida a instituição precisa monitorar melhor casos específicos e atuar para resolver problemas identificados. Consideram ainda que a instituição assume contribuição significativa no seu processo de formação, embora não sintam-se plenamente aptos ao exercício profissional ao final do curso, apontando a necessidade de mais atividades práticas, de laboratório e articulação com os campos laborais. Constatou-se também satisfação em relação à estrutura acadêmica e aos serviços prestados pelos profissionais atuantes nos setores de suporte da instituição. O levantamento documental apontou deficiências mais complexas de serem trabalhadas no que se refere à produção científica e formação/titulação docente, o qual desdobra em indicadores insuficientes nos processos de avaliação dos cursos pelos órgãos reguladores. Como já mencionado, a concorrência cada vez mais agressiva exige novas posturas e para direcionar ações estratégicas que realmente contemplem as necessidades do público-alvo, melhorando a captação e retenção de aluno, conduzindo à sustentabilidade da Universidade, as informações disponibilizadas poderão subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de estratégias pertinentes e que tragam os resultados esperados.

Apoio / Parcerias: Projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665