2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

O residente e sua relação com a imagem turística de Joinville (SC).

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Imagem turística, Residente, Joinville

A atividade turística tem crescido visivelmente, dados mostram que o faturamento do turismo no Brasil entre 2011 e 2012 cresceu 13,1% (FGV, 2013). Uma maneira de fazer um destino conhecido é consolidando sua imagem para a demanda e seus residentes. Há quatro décadas estudos da imagem de destinos são desenvolvidos internacional e nacionalmente, mas no Brasil ainda são escassos (Chagas, 2008), principalmente no que tange a imagem sob o ponto de vista do residente. Pela pesquisa bibliográfica percebeu-se que estudos sobre a imagem sob o ponto de vista do residente em Joinville não haviam ainda sido feitos, mesmo que a atividade turística contribua significativamente para a economia local, principalmente no segmento de negócios e eventos. Como o residente é um importante ator no processo de turismo, este precisa compreender a importância da atividade e ter uma boa imagem do município, portanto o trabalho tem como objetivo identificar a imagem turística de Joinville (SC) perante os residentes do município e o título que melhor o representa, pois percebeu-se que Joinville não tem uma imagem turística consolidada analisando os diferentes materiais de divulgação da cidade; existem divergências na mensagem e imagem que Joinville quer transmitir e a cada nova administração municipal os materiais de divulgação são alterados, não mantendo-se um padrão. Para a pesquisa de caráter quantitativo foram utilizados 498 questionários com 20 questões majoritariamente fechadas e acrescentadas afirmações para mensurar os aspectos afetivos da imagem do destino Joinville. Os dados foram primeiramente tabulados no Excel e depois exportados para SPSS. Pelos dados é possível afirmar que 61,9% da amostra são do sexo feminino e que o título que mais representa o município é de Cidade da Dança, com 60,2% das respostas, sendo que a mais próxima foi Cidade das Flores com 16,7%. Ainda, 44,9% das respostas apontam que os residentes percebem o número de visitantes como sendo moderado, mas a Infraestrutura básica e turística, bem como a Divulgação são os pontos com maior preocupação para melhoria. Faz-se necessário apontar que a pesquisa ainda está em andamento, portanto os resultados são parciais. Ainda, um estudo semelhante é realizado pela Instituto de Ciências Sociais, curso de Geografia, da Universidade do Minho (Portugal) e haverá intercâmbio de informações das pesquisas.

Apoio / Parcerias: Universidade do Minho - Portugal.

ISSN: 1808-1665