3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Projeto MARATONA: desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Carro Elétrico, Eficiência Energétca, Motor Elétrico

O projeto maratona desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros, nasceu dos trabalhos iniciados no ano de 2010, quando uma equipe formada por docentes e acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da UNIVILLE Campus São Bento do Sul desenvolveu um veículo protótipo para participar da Maratona Universitária da Eficiência Energética na categoria etanol. O resultado obtido na competição foi bastante estimulante, uma vez que a equipe conseguiu obter o terceiro lugar, e como prêmio a instituição recebeu três motores automotivos para uso em laboratório na universidade. Sete anos se passaram desde a primeira participação na competição, e neste período, o projeto conseguiu avanços importantes em termos de desenvolvimento e aplicação de tecnologias automotivas, que possibilitaram o alcance de resultados ainda melhores em termos de desempenho e premiações, transformando-o assim em um instrumento estratégico para os cursos de Engenharia do Campus São Bento do Sul. O desenvolvimento de veículos protótipos, tornou-se ferramenta de promoção do desenvolvimento de tecnologia na área de eficiência energética automotiva, bem como instrumento para captação de recursos necessários ao desenvolvimento de pesquisa, sobretudo como agente promotor da captação e retenção de acadêmicos nos cursos de Engenharia, dado o envolvimento da equipe de acadêmicos e docentes que participam dos trabalhos. Nos seis primeiros anos de sua existência, o projeto focou no desenvolvimento de protótipos de veículos movidos a etanol e gasolina, e no ano de 2016 ampliou a sua atuação, passando a realizar estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de veículos automotivos movidos a energia elétrica, envolvendo acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica. O projeto foi subsidiado nas experiências e conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, e em novas pesquisas realizadas pela equipe. Neste sentido foi desenvolvido em software de CAD o projeto de um veículo que será constituído basicamente por um chassi tubular de alumínio e fará uso de um motor elétrico de 350 watts. No momento, a equipe está em fase de construção de um mockup em pvc do chassi do veículo, para validação do protótipo, e assim iniciar a fase de construção final do veículo, para posteriormente iniciar os testes de desempenho e eficiência.

Apoio / Parcerias: MECÂNICA RODOMETAL LTDA BAT SOLUÇÕES EM ELETRICIDADE LTDA ME

ISSN: 1808-1665