3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Projeto integrador como metodologia ativa para desenvolvimento de competências de pesquisa científica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: metodologias ativas, desenvolvimento competências, aprendizagem baseada em projetos

Dentre os objetivos dos cursos de bacharelado, considera-se o desenvolvimento, pelos estudantes, de competências relativas a capacidade de gerenciar e desenvolver projetos de investigação de acordo com princípios científicos. O componente curricular Projeto Integrador, desenvolvido na 2ª série dos Bacharelados em Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille, é uma das oportunidades para que os estudantes desenvolvam estas competências. O Planejamento de Ensino e Aprendizagem do componente curricular considera os processos de gerenciamento de projetos propostos no Project Management Body of Knowledge (PMBoK) do Project Management Institute (PMI): definição, planejamento, execução, acompanhamento e término. Além disso, leva em conta o Projeto Pedagógico dos Cursos, servindo como um momento de integração de competências e conteúdos relativos a outros componentes curriculares. Inicialmente os estudantes cumprem os processos relativos a “Definição” que incluem a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando tema, problema, objetivos, hipóteses e justificativa da investigação a ser desenvolvida. A seguir os estudantes desenvolvem os processos que compõem o “Planejamento”, caracterizando tipo de pesquisa, métodos, técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados e especificando um cronograma e uma lista de materiais a serem empregados. Ao longo dos processos de “Definição” e “Planejamento”, os estudantes redigem um documento denominado “Projeto” considerando o Guia de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Univille. A “Execução” contempla os processos de realização das atividades planejadas considerando as definições anteriormente realizadas. Durante a “Execução” os estudantes iniciam a elaboração de um artigo científico que relata os principais resultados obtidos. Atualmente o artigo considera modelos adotados pelos eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), principal entidade acadêmico-científica da área. Os processos que dizem respeito ao “Término”, incluem a finalização do artigo científico, a elaboração de pôster e a socialização dos resultados por meio de uma sessão pública pelos estudantes. O “Acompanhamento” consiste de processos de orientação desenvolvidos pelo professor ao longo de todo o componente curricular com o intuito de corrigir desvios por meio da alteração do que foi planejado ou modificação da execução das atividades. Por meio do “Acompanhamento” são obtidos dados que propiciam a avaliação de cunho formativo, propiciando feedback aos estudantes quanto ao desenvolvimento das atividades. No “Término” é possível realizar a avaliação somativa com base nos produtos da disciplina que tomam a forma do Projeto, Artigo Científico e Pôster. Dentre os resultados obtidos, observa-se um melhor desempenho dos estudantes no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

Apoio / Parcerias: Bacharelado em Sistemas de Informação da Univille Bacharelado em Engenharia de Software da Univille

ISSN: 1808-1665