3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Resultados do projeto FAEG de capacitação em tecnologias emergentes

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: tecnologia, projetos de software, Microsoft

Este projeto foi inicialmente proposto em 2013, e desde aquele ano vem sendo executado com o objetivo de capacitar os alunos dos bacharelados do departamento de informática em tecnologias atuais que não são abordadas diretamente nos cursos de graduação. Esse espaço possibilita que a formação dos alunos possa ser complementada, além disso as reuniões possibilitam a troca de conhecimento entre os alunos oportunizando a criação de equipes para o desenvolvimento de projetos. O formato deste projeto oportuniza aos alunos três encontros por semana, das 18h as 19h com temas distintos, que são: aulas de reforço em algoritmos e programação de computadores, aulas sobre desenvolvimento de projetos utilizando eletrônica básica e microcontroladores Arduino e aulas sobre desenvolvimento de sistemas para a Internet utilizando a plataforma Microsoft. Dentro do tema das reuniões de reforço em algoritmos e programação de computadores, utiliza-se três princípios básicos: rever conceitos das disciplinas de introdução a programação como forma de reforço ao ensino de programação de computadores, utilização de uma linguagem de programação diferente a utilizada na disciplina curricular como forma de aumentar as habilidades técnicas dos alunos e principalmente a utilização da técnica de DOJO de programação. Merece destaque a técnica de ensino utilizando o DOJO, que consiste de um método de ensino de programação em pares que ficam responsáveis por solucionar parte de um problema, e após um tempo determinado a solução é discutida pelo grupo todo. Dentro das reuniões sobre eletrônica básica e microcontroladores Arduino, os alunos desenvolvem pequenos experimentos utilizando dispositivos que reúnem conceitos de construção de hardware e programação de software. Já o grupo que trabalha nas reuniões sobre tecnologias Microsoft tivemos o primeiro resultado expressivo deste projeto, que foi o desenvolvimento de um equipamento de Internet das Coisas aplicado a educação que foi selecionado para a final brasileira do Microsoft ImagineCup, sendo que esta é a maior competição projetos de inovação feita por estudantes no mundo. O projeto selecionado se chama Omni e seu objetivo é de permitir que qualquer tablet ou smartphone possa ser utilizado em sala de aula como ferramenta educacional. A solução desenvolvida por dois alunos do Bacharelado em Engenharia de Software conquistou o segundo lugar na categoria cidadania do ImagineCup. Os resultados alcançados até o presente momento destacam que este projeto consegue gerar benefícios para além da complementação do ensino, devido a divulgação em nível nacional que o projeto Omni trouxe para os cursos do departamento.

ISSN: 1808-1665