3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

O ensino do pensamento computacional para alunos do ensino médio de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: programação, pensamento computacional, ensino médio

O ensino do pensamento computacional trata de um conjunto de conhecimentos e habilidades aplicados na construção de soluções que utilizam tecnologia da informação. Esse tipo de conhecimento normalmente é lecionado apenas em cursos técnicos e em graduações, porém diversas iniciativas como o projeto CODE.ORG tem obtido sucesso na disseminação desses conteúdos para alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um material didático para o ensino do pensamento computacional através da introdução a programação de computadores com foco nos alunos de ensino médio das escolas estaduais de Joinville. O projeto foi aprovado no edital de extensão interno da UNIVILLE recebendo o apoio financeiro para sua realização, que ocorreu na estrutura da Fábrica de Software da UNIVILLE. Durante a sua execução três bolsistas dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e do Bacharelado em Engenharia de Software, dedicaram vinte horas semanais de trabalho sob orientação do professor coordenador, e construíram cerca de vinte e quatro atividades utilizando a plataforma de programação SCRATCH desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, que totalizaram mais de duzentas e cinquenta páginas de texto. Essas atividades abordaram conceitos fundamentais da programação de computadores como: abstração, divisão de tarefas, entrada de dados, processamento de dados, geração de saída de informação, estruturas de decisão, estruturas de repetição, representação de informações, algoritmos de busca de dados, representação de dados em diferentes sistemas numéricos dentre outros conceitos. Como resultados do projeto, foi possível a conclusão parcial do material didático proposto, porém não houve tempo hábil para a diagramação e impressão em gráfica devido atrasos no processo de redação e revisão do texto. Porém a versão digital do material produzido foi entregue aos funcionários da FUNDAMAS, que foi a instituição anuente do projeto, como forma de comprovação do trabalho realizado e permitindo que o material possa ser aproveitado pelos professores de informática nas oficinas e cursos realizados pela instituição.

Apoio / Parcerias: Sr. Leandro Lebkuchen – Funcionário da FUNDAMAS Sr. Gilberto Leal – Diretor da FUNDAMAS

ISSN: 1808-1665