3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Design não é apenas estética

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design e educação, Design e sustentabilidade, design e cidadania

O design é uma atividade que busca a resolução de problemas, transformando necessidades humanas em soluções. Porém, o cenário atual exige uma visão voltada às questões sociais e ambientais, solicitando do design uma participação muito distinta da praticada no século passado. Desde sua criação, assumiu diferentes movimentos que contribuíram para sua significação: inicialmente era visto como atividade artística, com destaque à questão estética na concepção formal; num segundo momento, foi destacado o compromisso em torno dos processos produtivos e das atualizações tecnológicas; posteriormente, o foco dado foi à coordenação, integrando contribuições de diferentes especialistas. Estes conceitos tanto se sucederam como coexistiram. Sua definição foi reformulada, sendo considerado "[...] uma profissão transdisciplinar que utiliza a criatividade para resolver problemas e cocriar soluções com a intenção de melhorar um produto, sistema, serviço, experiência ou negócio [...] no intuito de atribuir novos valores e vantagem competitiva nas esferas econômica, social e ambiental" (ICSID, 2016). Este trabalho apresenta experiências de ensino na disciplina Design, Ética e Sustentabilidade, que tem por objetivo conscientizar os acadêmicos para questões relevantes e relacionadas à responsabilidade ético-socioambiental no desenvolvimento de suas atividades profissionais, assim como prepará-los para serem cidadãos críticos, atuantes e reflexivos nas temáticas de direitos humanos, meio ambiente e questões étnico-raciais. A partir de estudos relacionados às dimensões da sustentabilidade, à Carta da Terra e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os acadêmicos se dividiram em equipes e desenvolveram atividades relacionadas às temáticas abordadas nestes documentos: lixo, água, pobreza, educação, consumo, mobilidade, ética e cidadania, direitos humanos, globalização e política internacional, democracia, questões étnico-raciais, questões de gênero, relações de trabalho, dentre outros. Cada equipe ficou responsável por estudar as características destas temáticas (conceitos, abrangência) e identificar reportagens atuais referentes a cada temática para postagem no grupo da disciplina no Facebook. Também deveriam comentar e discutir sobre as postagens, colocando seu ponto de vista sobre o assunto. Posteriormente, em seminários que ocorreram em sala, foi possível debater mais abertamente sobre as problemáticas, de modo crítico e com a participação de todos. Em outra atividade, os grupos de trabalho puderam criar uma solução de design objetivando informar, sensibilizar ou solucionar a problemática pesquisada. Os resultados apresentados foram bastante satisfatórios, oferecendo aos acadêmicos uma nova perspectiva profissional que envolveu a inovação social, contribuindo com a criação de novos cenários de uso e consumo, além de ativar a coletividade e colaboração, possibilitando protagonizarem as mudanças que se fazem necessárias.

ISSN: 1808-1665