3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Escoamento de um líquido: experimentação e resolução de problemas na Engenharia civil

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, modelagem matemática, escoamento

A proposta desse projeto foi desenvolver com alunos da 1ª série da Engenharia Civil, uma atividade interdisciplinar nas aulas de Física e de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI I) de acordo com as etapas da modelagem matemática, para que o aluno pudesse vivenciar, por meio do processo ensino e aprendizagem, um trabalho de cunho científico desde a coleta de dados até a elaboração do relatório. O objetivo das atividades realizadas nesse trabalho consistiu em determinar, por meio de experimentação, a função de escoamento de um líquido para resolver problemas da Física e do Cálculo Diferencial e Integral. As etapas do trabalho foram: a) apresentação do projeto e formação das equipes; b) construção e experimentação no Laboratório de Física; c) construção de tabelas e gráficos que permitiram a resolução de problemas – no Laboratório de Informática nas aulas de CDI I e de Física; elaboração de relatório e postagem deste na forma de artigo científico no espaço do aluno, por meio do uso da ferramenta trabalho/atividade do Enturma (ambiente virtual da UNIVILLE); auto avaliação dos grupos. Para realizar o experimento no laboratório de Física, foi utilizada uma garrafa pet de 2 litros, cronômetro, régua, água e corante. A garrafa foi perfurada com uma broca para que o líquido pudesse ser escoado. A coleta de dados foi realizada ao cronometrar o tempo de escoamento, bem como a altura do líquido ao final de cada intervalo. No laboratório de informática foram construídas, com auxílio do software Excel, tabelas e gráficos a partir dos dados coletados. A análise dos resultados consistiu em resolver problemas de taxa de variação instantânea (derivadas das funções encontradas) e de aplicação de conceitos da hidrostática. Nos relatórios elaborados pelos diversos grupos, os acadêmicos manifestaram que, por meio desses procedimentos foi possível compreender o comportamento de um líquido quando submetido à ação da gravidade e que a vazão do líquido diminui em função do tempo devido à redução da pressão exercida pelo peso da água. Uma observação importante foi que a experiência no laboratório poderia ser aprimorada se as equipes dispusessem de um válvula com medidor de tempo, assim haveria uma precisão maior dos dados obtidos.

Apoio / Parcerias: Departamento de Engenharia Civil

ISSN: 1808-1665