3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Material Educativo Virtual em Arte: pesquisa participante das possibilidades de uso em sala de aula

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ambiente virtual em rede, Arte/educação, sala de aula

O projeto tem por objetivo investigar a utilização de materiais educativos virtuais em arte e de recursos disponibilizados em rede pelos sites de museus e instituições culturais, a partir da pesquisa participante ativa, em quatro escolas públicas de Joinville. A pesquisa está em andamento e será finalizada no segundo semestre de 2017. Até o momento, foram assistidas aulas de duas professoras de Artes, sendo uma de Jaraguá do Sul e a outra de Joinville. Como parte do processo, já que trata-se da pesquisa participante ativa como metodologia, a pesquisadora coordenadora se reuniu com as duas professoras para discussão do plano de aula e para a seleção das ferramentas disponíveis nos websites de diferentes instituições, como instrumentos de contribuição no processo de ensino e de aprendizagem da arte. Para tal, foram mapeados 155 sites. Desses, constatou-se que 94 disponibilizam seu acervo online para consulta, 35 oferecem visitas em 3 dimensões às suas dependências, e 40 oferecem atividades participativas, como jogos e espaços de interação. Ressalta-se que as ferramentas foram selecionadas de acordo com os conteúdos a serem trabalhados pelo professor e não o contrário. Pelo fato de se tratar de uma investigação ainda em processo, o que se tem no momento são apenas resultados parciais. As duas escolas visitadas dispõem de laboratório de informática, contudo, não são todas as máquinas que estão funcionando. Sendo assim, todas as atividades desenvolvidas tiveram que ser realizadas em grupos, então já foram pensadas para tal. Outro problema enfrentado, foi a baixa qualidade do sinal da internet, o que dificultou o desenvolvimento das aulas em função da lentidão com a qual tiveram de ser desenvolvidas, e demandou mais tempo do que planejado. Alguns estudantes se sentiram frustrados, pois queriam realizar as atividades mas estavam com dificuldades em função da lentidão do sistema. Por outro lado, o desenvolvimento de aulas de Artes, a partir de atividades mediadas pelo computador conectado à internet, foi muito bem recebido por todas as turmas que, apesar das dificuldades citadas, se engajaram com as propostas. O estudantes perceberam que, por meio da internet, podem ter contato com diferentes instituições culturais e com acervos de diversos lugares do mundo, já que as barreiras de tempo e de geografia já não são mais empecilho para aqueles que querem conhecer. Observa-se que ainda serão realizadas novas propostas nessas duas escolas e em mais outras duas. Os professores envolvidos também serão entrevistados.

Apoio / Parcerias: Instituto Arte na Escola

ISSN: 1808-1665