3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Estudo da influência do coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio (KLa) e do pH sobre a produção de lacase por Pleurotus sajor-caju em meio de cultivo alternativo contendo resíduos agroindustriais.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Pleurotus, lacase, resíduos bananicultura

Fungos produzem uma grande variedade de metabólitos de interesse industrial. Mais especificamente, fungos do gênero Pleurotus são capazes de crescer em uma grande variedade de resíduos agrícolas, degradando e convertendo esses resíduos em compostos de menor massa molecular, utilizados para o seu crescimento, devido à produção de uma variedade de moléculas com interessantes atividades biológicas, dentre estas destacam-se enzimas como as lacases, com aplicação em diversas áreas, que vão desde a destoxificação de efluentes e resíduos das indústrias petroquímica, têxtil, alimentícia e de papel. Uma das principais limitações para as inúmeras aplicações destas enzimas é o alto custo de sua produção. Resíduos ligninocelulósicos disponíveis na região de cultivo, podem ser utilizados como substratos nas formulações dos meios de cultivo, além de serem economicamente viáveis, ajudam a resolver os problemas ambientais decorrentes do seu acúmulo na natureza. A região nordeste de Santa Catarina produz grande quantidade de resíduo lignocelulósico durante o cultivo e o processamento da banana. Uma alternativa ao descarte destes resíduos tem sido a sua utilização como substrato para a produção de cogumelos comestíveis do gênero Pleurotus. Contudo, durante o cultivo de cogumelos do gênero Pleurotus grande quantidade de um resíduo líquido, denominado água de imersão, é gerado. Este resíduo é proveniente da etapa de umidificação do substrato. Durante este período, muitos nutrientes são dissolvidos no meio líquido, o que justifica a proposta de utilização deste resíduo, juntamente com pó de cascas de banana, para a produção de enzimas lignocelulolíticas por fungos do gênero Pleurotus. Do mesmo modo, justifica-se o estudo de condições de cultivo como velocidade de agitação. Os objetivos iniciais deste projeto eram: avaliar a produção de lacase por Pleurotus sajor-caju em biorreator utilizando meio de cultivo formulado com resíduos da bananicultura e diferentes valores de pH e de KLa. Contudo, devido a impossibilidade/dificuldade de medida do parâmetro KLa em função da composição do meio de cultivo e da pouca influência observada em testes anteriores, e finalizados após o envio desta proposta de projeto PIBIC, em experimentos utilizando pH livre e controlado em 5,0 durante o cultivo em biorreator, propôs-se novos objetivos. Os novos objetivos foram: avaliar a produção de lacase por Pleurotus sajor-caju em biorreator utilizando meio de cultivo formulado com resíduos da bananicultura (definido anteriormente em projeto PQ-CNPq) e diferentes valores de velocidade de agitação (100, 350 e 500 rpm) a fim de maximizar a produção da enzima lacase.

Apoio / Parcerias: Ao CNPq pelas bolsas PIBIC e Produtividade. A UNIVILLE pelo apoio financeiro. A empresa Tipikus pelo fornecimentos dos resíduos utilizados.

ISSN: 1808-1665