3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Análise do perfil socioeconômico dos participantes do projeto de extensão de Orientação e Informação Profissional (OI-Profissional) da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: escolha profissional, orientação profissional, adolescência

O OI-Profissional visa desenvolver ações de orientação e informação profissional para adolescentes do ensino médio e jovens aprendizes inseridos em empresas. Uma das ações do projeto é realizada por meio de grupos operativos com até 15 adolescentes que participam de 6 encontros. Cada grupo conta com dois estudantes de Psicologia que desenvolvem dinâmicas sobre escolha profissional e são supervisionados pelos professores coordenadores do projeto. A escolha profissional é influenciada por aspectos socioeconômicos e por isso, ao iniciar as atividades de cada grupo, um questionário sobre perfil do respondente e aspectos relacionados a escolha profissional é aplicado. Até setembro de 2016, 84 adolescentes participaram dos grupos, sendo 73,3% do sexo feminino, 97,6% solteiros e 84,5% na faixa etária entre 16 e 17 anos. No que diz respeito a escolaridade dos pais, predomina o ensino médio completo, observando-se que 46,4% dos pais e 39,2% das mães concluíram este nível de ensino e não prosseguiram no ensino superior. Com relação a escolha da profissão, 63% dos adolescentes informou estar indeciso, 76% afirmaram que a realização pessoal é importante, 63% apontaram a expectativa de retorno financeiro como um aspecto a ser observado e 61% consideram a necessidade de levar em conta as aptidões pessoais. A internet foi indicada por 94% dos participantes como o meio mais utilizado para a busca de informações sobre as profissões, os cursos e as instituições de ensino. No que se refere às dificuldades da escolha, 45% apontaram a indecisão, 27,3% a dificuldade de identificar uma profissão que goste e 20,2% a insegurança quanto a “escolher errado” ou “escolher e depois arrepender-se”. No que diz respeito as informações sobre as profissões, 34% consideram importante saber mais sobre o mercado de trabalho e 27,3% sobre a remuneração. A análise destes dados permite adequar o planejamento das dinâmicas ao perfil de cada grupo. Além disso, os dados evidenciam 63% de indecisos, que apontam a insegurança quanto a escolha a ser feita como fonte de ansiedade. Por outro lado, apesar de 91% relatarem a Internet como ferramenta na busca informações, demandam por um processo que os orientem quanto ao possível dilema entre realização pessoal e retorno financeiro e a obtenção de maiores informações sobre o mercado de trabalho e a remuneração das profissões. Percebe-se a importância do OI-Profissional e sua contribuição para o autoconhecimento, a obtenção de informações e a reflexão e o amadurecimento da escolha profissional pelos adolescentes.

Apoio / Parcerias: Serviço de Psicologia da Univille Colégio da Univille Colégio SENAI

ISSN: 1808-1665