3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Projeto de Extensão Material Zoológico: 12 anos de atividades

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação não formal, museologia , zooeducação

O Projeto de Extensão Material Zoológico: seu preparo e exposição pública (MZ) iniciou suas atividades em 2004, na Univille. Através da educação não formal, realiza um trabalho museológico baseado no seu acervo de animais taxidermizados (vertebrados) e coleções entomológicas (insetos), visando desenvolver uma postura científica e de sustentabilidade nos seus visitantes. Recebeu, em média, 2.576 visitantes anuais ao longo do tempo (escolares, universitários, comunidade em geral). As atividades realizadas de 01/03/2016 até 30/09/2016, incluíram 888 visitantes. Foram 27 eventos, sendo dois individuais, três de municípios de Santa Catarina (São Bento do Sul, Rio do Sul, Guaratuba), um do Paraguai e os restantes de Joinville. Em termos de idade, as faixas etárias, em ordem decrescente de quantidade de visitantes, foram: 36,5 % de 7 a 11 anos, 29,7 % de 12 a 17 anos, 20,5 % de 18 a 60 anos, 12 % de o a 6 anos e 1,1 % com mais de 60 anos. Duas visitas foram de estudantes da Univille campus Joinville (cursos de Administração e Odontologia) e as de Joinville, foram provenientes do SESC, SESC Infantil, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil). As instituições e/ou os visitantes eram de procedência privada (59%) e pública (41%). Todas as visitas tiveram inicialmente uma apresentação sobre o MZ, realizada por meio de slides, pela bolsista do projeto, e, em seguida, a visualização das salas com animais em exposição. As interações do MZ com visitantes com idade até seis anos, tiveram utilização de figuras para colorir e lápis de cera. O objetivo das atividades foi proporcionar sensibilização à fauna e à sua conservação, por meio de oferecimento de informações científicas adaptadas à faixa etária dos visitantes, por meio de uma aproximação da universidade com a comunidade.

ISSN: 1808-1665