3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Demandas e perspectivas para atualização do Curso de Administração da UNIVILLE: um estudo sob a ótica de alunos concluintes e egressos.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Curso de Administração, Demandas e perspectivas, Atualização curricular

O Curso de Administração assume pronunciado aspecto prático, enquadrado na área de Ciências Sociais Aplicadas é considerado um curso tradicional no país, contribuindo para a formação de profissionais atuantes em diferentes áreas de gestão nas empresas. Mas diante do contexto educacional atual, do perfil imediatista e diferenciado dos acadêmicos, das transformações tecnológicas e da competitividade do mercado educacional brasileiro fica enfatizada a relevância da gestão acadêmica do curso investir em qualidade e diferenciais, visando a satisfação dos seus ‘clientes’. Este cenário exige uma mudança de postura da gestão do curso e de seu colegiado frente ao desafio e necessidade de superar dificuldades relacionadas a metodologias inovadoras, currículo flexível e que promova formação integral para atender às necessidades do mercado de trabalho, projetando o curso em destaque no cenário educacional, por meio de estratégias de captação e fixação de seus alunos, zelando por sua viabilidade/sustentabilidade financeira. Considerando esses pressupostos, que se aplicam também ao Curso de Administração da UNIVILLE, a presente pesquisa, assume o objetivo de identificar fatores estratégicos com vistas a instrumentalizar atualização/reestruturação curricular do Curso de Administração da UNIVILLE em convergência com demandas do mercado e tendências do cenário educacional. A pesquisa em desenvolvimento caracteriza-se como exploratória e de cunho qualitativo. Os parâmetros balizadores que norteiam a pesquisa são convergentes ao estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e às competências consideradas fundantes ao perfil profissiográfico do bacharel em Administração. Paralelo a este processo foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental para buscar as referências de boas práticas nas vinte primeiras universidades com melhor desempenho no último ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, abrangendo sites e documentos de divulgação dessas instituições. Além disso estão em processo de aplicação questionários-surveys aos alunos concluintes e egressos do Curso de Administração para identificação de referenciais sobre a formação recebida no curso, competências desenvolvidas e influência no seu desempenho profissional na percepção desses alunos. As informações obtidas por parte dos egressos apontam que na sua perspectiva os conhecimentos menos utilizados no mercado de trabalho são por eles menos valorizados; indicando em contrapartida defasagens em disciplinas consideradas importantes na matriz curricular do curso. As principais carências apontadas pelos acadêmicos concluintes referem-se às práticas pedagógicas tradicionais, a necessidade de investir em inovações e flexibilização curricular.

Apoio / Parcerias: Projeto Financiado pelo FAP da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665