3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Coaching em grupos: uma perspectiva para fortalecer o autoconhecimento e as escolhas profissionais dos alunos do ensino médio

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Coaching, Escolhas Profissionais, Compartilhamento de Experiências

O conceito de Coaching tem assumido nos últimos anos abrangência em diferentes setores, embora sua relevância maior ainda se dirija ao âmbito empresarial e esportivo. Constitui-se numa metodologia para potencializar a conquista de grandes resultados pessoais e profissionais, pois oferece as ferramentas, modelos e técnicas que permitem com que as pessoas se conectem com seus objetivos, gerando ações e resultados específicos. Estimulando habilidades pessoais antes inoperantes para a superação de obstáculos para o alcance de objetivos, explorando o máximo do potencial criativo, intelectual e emocional das pessoas. Essas premissas e concepções podem ser ampliadas e além do programa individual de Coaching, no seu formato tradicional, existe o programa direcionado a grupos de Coaching, o qual mesmo resguardando metodologia semelhante se organiza considerando a interação e o partilhamento de experiências. Tendo por referência a importância do papel desempenhado pelo grupo o Coaching em Grupo combina sessões de Coaching e a dinâmica de sessões em grupo, permitindo que os participantes entendam que não são os únicos que têm problemas, gerando compromisso coletivo de transformação de performance e estímulo extra para alavancar os seus resultados. Nesta metodologia se estabelece um processo de desenvolvimento que estimula aprendizagem coletiva através deste espaço de reflexão: a reflexão em grupo acelera o processo de desenvolvimento individual e aquele participante que individualmente dá o primeiro salto, também contribui para a evolução do grupo. Assim, este projeto de extensão oferece um programa de Coaching em grupos visando à construção e o aperfeiçoamento do perfil pessoal e profissional dos alunos vinculados ao 3º ano do ensino médio da rede pública por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, buscando subsidiá-los e instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho. A intenção é associar as contribuições que a metodologia do Coaching pode oferecer aos alunos do 3º ano de ensino médio às necessidades e desafios inerentes a esta fase, envolvendo a complexidade de eventos específicos da adolescência e a dificuldade de eleger um campo de atuação profissional, inserir-se no mercado de trabalho e definir o início da vida acadêmica.
O projeto de extensão em desenvolvimento contempla 41 alunos e pretende auxiliar no desenvolvimento e realização dos participantes em suas trajetórias pessoais e profissionais, possibilitando que os alunos possam utilizar, numa escala muito maior, seus recursos pessoais, sua capacidade de criar, resolver problemas e produzir resultados com muito mais qualidade e maior rapidez.

Apoio / Parcerias: Projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Extensão da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665