3ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 31/10/2016 à 04/11/2016

Impactos socioeconômicos que os eventos provocam em Joinville – SC e na imagem do destino.

Palavras-chave: turismo, eventos e negócios, Joinville

Em estudo feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e pela Universidade de Oxford o Brasil tem a maior previsão de crescimento do turismo: em 2024 devem ser gerados R$ 700 milhões do PIB, além de empregos para 10,6 milhões de pessoas (EMBRATUR, 2014; MINISTÉRIO DO TURISMO, 2014). Neste cenário de crescimento, o turismo de negócios e eventos merece destaque por poder beneficiar uma cidade nos aspectos econômicos e socioculturais, além de ser uma maneira de manter o funcionamento dos equipamentos turísticos em períodos de baixa estação. Joinville tem se consolidado no segmento de turismo de negócios e eventos, criando mais espaços de qualidade. Entretanto, para a captação dos eventos, é importante explicitar que o município não tem uma imagem turística consolidada e não foi identificado estudos que revelem a opinião dos visitantes quanto à imagem de Joinville, tampouco a mensuração dos impactos. Para o estudo proposto que teve como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos dos eventos e a percepção dos participantes destes em relação à imagem do destino, propôs-se uma pesquisa de abordagem mista: para a qualitativa foram aplicadas entrevistas com atores diretamente envolvidos com a captação e organização dos eventos, uma análise de documentos relacionados ao turismo e eventos em Joinville e uma avaliação diagnóstica dos atrativos e equipamentos do município. Para a quantitativa foram aplicados questionários para identificar os impactos socioeconômicos gerados pelos eventos, bem como o perfil dos participantes do evento realizado. A amostra a ser coletada foi calculada para cada evento com base no número previsto de participantes, mantendo a margem de erro em 4% e nível de confiança de 95%. Este relato atenta-se especificamente ao maior Festival de Dança do Mundo, realizado durante o mês de julho em Joinville. Durante o evento foram entrevistados 393 participantes; destes 70% pernoitaram em Joinville para participar do evento. Também, 76% dos participantes eram mulheres entre 16 e 20 anos. A maioria (51%) já tinha viajado à Joinville antes. Em relação à imagem de Joinville os resultados foram positivos com 54% de respostas com melhora após a viagem e 31% manteve positiva. 98% das pessoas têm intenção de retornar e indicariam Joinville. Ressalta-se que estes resultados são preliminares e que outros dados ainda estão sendo analisados para as devidas conclusões do estudo.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

ISSN: 1808-1665