4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Computação gráfica: do Iniciante ao Profissional

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Computação, Capacitação, e-learning

A proposta do presente projeto de FAEG surgiu com a observação de algumas situações no cotidiano da universidade: (a) o desnível de habilidades técnicas nos softwares de computação gráfica entre os acadêmicos, muitas vezes comprometendo o andamento das aulas e o aproveitamento das turmas; (b) a evasão do aluno nas disciplinas de computação gráfica pela dificuldade de compreensão e acompanhamento; (c) a lacuna entre as expectativas do mercado de trabalho e a preparação técnica dos acadêmicos, dificultando a entrada no mercado; (d) o sentimento de insegurança dos acadêmicos no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho, em relação à habilidade do mesmo com o uso dos softwares; (e) a otimização da capacidade de representação de ideias permitida pelo desenvolvimento das habilidades em computação gráfica, que tornam mais refinadas nas apresentação de trabalhos. O projeto tem por objetivo oferecer treinamento preferencialmente aos acadêmicos das áreas de Design e Publicidade e Propaganda. E também aos cursos de Tecnólogo em Fotografia, Arquitetura, Artes Visuais, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia Mecânica. A fim de capacitá-los a utilizarem softwares específicos, seja para um melhor aproveitamento nas disciplinas relacionadas a computação gráfica ou projetos desenvolvidos em seus cursos. Dessa forma, proporcionar aos acadêmicos requisitos exigidos para o bom desempenho das atividades acadêmicas e também do mercado de trabalho. O projeto se justifica pela integração ao mercado de trabalho e o estabelecimento de vínculos profissionais, indo ao encontro dos fundamentos do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG: (a) atendimento às necessidades sociais de rentabilidade econômica; (b) respeito à dignidade do cidadão e à sua autonomia; (c) enfrentamento da pobreza pelo subsídio financeiro e técnico de meios que otimizam condições de subsistência e qualidade de vida; (d) prevenção de situações de risco pelo desenvolvimento de potencialidades. Em 2017, o curso está em seu oitavo ano consecutivo. Com a criação das ferramentas digitais “site” "plataforma de ensino", “automatização de cadastro” e “página do Facebook” para a gestão do curso houveram resultados expressivos em sua procura passando a ser ofertado em sistema próprio de e-learning que somente este ano já atendeu mais de 400 alunos.

ISSN: 1808-1665