4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Utilização do Software CAE Workbench no ensino

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Software, simulação computacional, análises

O objetivo deste projeto, realizado através do FAEG, foi prover os alunos das engenharias, de conhecimentos básicos teóricos e práticos sobre a utilização da ferramenta computacional CAE workbench, uma das mais poderosas ferramentas computacionais, na resolução rápida, precisa e segura de problemas reais e práticos encontrados na maioria das grandes, médias e pequenas empresas e ainda relacionados às várias disciplinas ministradas nos cursos de engenharia da Univille. O projeto foi executado através de um curso prático, num total de quatro turmas de 25 alunos. O curso foi ministrado utilizando o Software de simulação computacional CAE, no laboratório de simulação da Univille, cujos computadores possuíam SSD e 8G de memória RAM e teve uma duração total de 36 horas distribuídas em 8 sábados consecutivos. As principais metodologias aplicadas foram: apresentação teórica; em seguida juntamente com os alunos foram projetadas vigas simples e compostas, estruturas bi e tridimensionais de pequeno e grande porte través do modelador de projetos DesigModeler; posteriormente, através do Mechanical [CAE Multiphysics], nos projetos elaborados foram inseridos suportes, contatos, forças, pressões, a aceleração da gravidade da terra, propriedades gráficas, propriedades mecânicas e físicas, materiais utilizados; finalmente, aplicando o módulo solution foram resolvidos os problemas e verificados os resultados com relação à tensão, forças axiais, reações, deformações, diagramas de forças cortantes e momentos fletores e paralelamente elaborado um comparativo com os cálculos teóricos. Como resultados obtidos, parte destes conhecimentos já foram utilizados para auxiliar no desenvolvimento de projetos integradores da Univille, tais como o BAJA; nos trabalhos de conclusão de curso e facilitou o entendimento das disciplinas correlatas. Os alunos avaliaram o curso e o ministrante levando em consideração: o conteúdo, a metodologia e o desempenho do ministrante. E o resultado geral foi que 88 % avaliaram o curso como ótimo, 10 % avaliaram o curso como bom e 2 % avaliaram o curso como satisfatório. Os alunos foram também avaliados e todos os que obtiveram frequência mínima de 75% foram aprovados. Conclui-se que o projeto foi bem sucedido, porque foram atendidas 4 turmas de 25 alunos ao invés de 2 turmas de 45 alunos, além do mais relativo ao módulo 1, ao final do ano de 2016 já havia uma lista de 30 alunos interessados para o primeiro bimestre de 2017 e uma lista prévia com mais de 100 alunos interessados no módulo 2 para 2017. Finalmente, mais de 80% foram certificados e obtiveram 36 horas complementares.

ISSN: 1808-1665