4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Desenvolvimento de identidade visual para artefatos híbridos produzidos por projetos de extensão universitária

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: design, identidade visual, artefatos artesanais

A pesquisa objetivou desenvolver uma identidade visual para artefatos híbridos produzidos por projeto de extensão da Univille. Intencionou-se projetar embalagens e instrumentos de divulgação online e impressos apoiando uma pesquisa vinculada ao Mestrado em Design. Inicialmente, buscou-se informações dos artefatos e do grupo produtor da Univille, composto por integrantes do Projeto AmaViva (que incentiva mulheres a gerar renda entrelaçando saberes do design com habilidades manuais). Os artefatos, que as integrantes produzem, trazem materiais sustentáveis como refugos de couro e gemas oriundas do Rio Grande do Sul. Após a coleta de informações, geraram-se alternativas para o nome da marca, definida “MÚTUA”, que significa algo partilhado entre várias pessoas. Este nome representa o processo de desenvolvimento do produto, o qual é constituído pela união dos saberes de várias mulheres, e do hibridismo entre os materiais (couro e gema) e metodologias do design com técnicas manuais. Marcas concorrentes serviram de referência para o desenvolvimento e análise de comportamento no mercado, tais como: Yacamim, Via Mia, Nangara e Catarina Mia, que possuem produtos que seguem o viés artesanal. A pesquisa foi baseada, também, em levantamento de imagens de processo artesanal, manual e natural; couro; pedras; feminilidade; cultura e reutilização de materiais. O processo de desenvolvimento da marca iniciou pela geração de alternativas, desenvolvida por processo manual, seguida do desenvolvimento da marca vetorizada, na ferramenta Adobe Illustrador. O ícone da marca, foi definido por meio da ligação entre duas letras, que representam a mutualidade. As curvas representam a delicadeza da mulher e o movimento do trabalhar da agulha. A tipografia sugere a segurança e precisão do trabalho, juntamente com a delicadeza, exposta nos terminais. As cores, em tons terrosos, fazem menção ao couro das peças produzidas. Após esta etapa, validou-se a funcionalidade e clareza da marca, por meio de consulta com professor orientador, e testes da marca em meios impressos, para verificar a leiturabilidade. O principal resultado da pesquisa refere-se ao desenvolvimento de uma marca para os artefatos híbridos desenvolvidos pelo projeto AmaViva e aplicação das ferramentas do design em sua divulgação. Deseja-se, na sequência, concluir a etapa digital da marca, preparando-a para as redes sociais. Referências LAMACHIA, Fabio. Pedras Preciosas do Brasil. Editora Novo século, 2006. NEUMEIER, Marty. The branding gap: o abismo da marca. Editora Bookman, 2008. STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Editora Rio Books, 2007.

Apoio / Parcerias: Projeto de extensão AmaViva.

ISSN: 1808-1665