4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

A autogestão criativa de empreendimentos artesanais na perspectiva do design social: algumas ações do projeto DESOL 2017

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design social, Autogestão criativa, Empreendimentos artesanais

Com a atual e crescente inovação tecnológica e comercial, diversos problemas ambientais e sociais têm desafiado todos os campos de trabalho, incluindo o design. Este, como atividade criativa, tem foco no auxílio e/ou solução de problemas emergentes nas sociedades, e amplia sua atuação quando se trata da esfera social. Com vistas ao mercado, o design tem como propósito gerar venda. Por outro lado, sob uma abordagem social, tem como finalidade a satisfação das necessidades humanas. Partindo de uma abordagem de Design Social, o Projeto Desol faz parte da Coordenação de Extensão e Assuntos Universitários da Univille desde 2010 e tem como objetivo principal a autogestão criativa de empreendimentos de artesania. Para sua realização, o projeto conta com a participação interdisciplinar entre professores, ex-alunos, alunos da graduação e do mestrado e parceiros para atuar junto a artesãos ou grupos artesanais produtivos de Joinville e região. Enquanto focado no artesanato, acredita na importância do “fazer manual” e no estímulo à criação e/ou melhoria de produtos artesanais por meio de conhecimentos teóricos e práticos da área do design, aplicados também a gestão produtiva e a comunicação dos empreendimentos de artesania. Em 2017, o projeto trabalhou com assessoramento de identidade visual, contudo concentrou-se nas formações, workshops e mesas redondas, sendo mais de 20 programados para todo o ano. Destacam-se entre eles: Economia criativa e sua relação com o artesanato - Helga Tytlik; Mesa redonda - Design Abstract; Oficina de criatividade - Cleide Barbosa Dará (4º ano de Design de Moda - Univille); Gestão de empresas com foco na artesania - Professor Victor Aguiar; Reflexões sobre sustentabilidade e artesanato - Professora Anna Cavalcanti; Crowd-Design como estratégia para a economia criativa - Professora Isadora Dickie; Autoralidade, identidade regional e sustentabilidade, bases para o retorno financeiro de produções artesanais de pequena escala - Celaine Refosco; Como transformar sua arte em “negócio”, sem perder a essência - Andrea B. Soares; Bordado contemporâneo - Carol Grilo; Composição de temas locais - Asta dos Reis; Workshops de criatividade - Professora Fernanda Pozza; Mesa redonda - Design Abstract + Conversa com Bial e estilistas que lidam com sustentabilidade + webinar com Amélia Malheiros; Cores - Igor Fernandes (4º ano de Design de Moda - Univille). Além das formações para grupos, em novembro acontecem também assessoramentos individuais de produtos, buscando assim, a cada ano, fazer um projeto melhor, ouvindo a opinião do público e suas principais dificuldades no meio criativo.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville Consulado da Mulher Döhler S/A

ISSN: 1808-1665