4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Dinâmicas de informação profissional com estratégia para o engajamento dos adolescentes no processo de escolha da profissão.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: escolha profissional, orientação profissional, informação pofissional

O Projeto de Extensão da Univille OI-Profissional tem como objetivo auxiliar adolescentes e jovens adultos na escolha da profissão através de duas principais diretrizes: Orientação e Informação Profissional. A orientação abrange, entre outros aspectos, a reflexão aprofundada sobre a escolha visando melhorar a maturidade dos participantes para decidirem o que desejam como projeto de vida. A informação, por sua vez, abrange o conhecimento da realidade profissional, ou seja, dados mais específicos sobre as diversas profissões, como o tempo de duração dos cursos, as áreas de atuação de cada profissional, habilidades e aptidões necessárias em cada profissão, a remuneração no mercado de trabalho, entre outros. Dessa forma, algumas atividades, propostas pelo projeto OI-Profissional, são proporcionadas no intuito de promover pesquisas e debates acerca das profissões de interesse dos participantes, de modo que eles busquem informações em fontes confiáveis e tornem-se ativos no seu processo de escolha. Dentre essas, destacam-se: Venda das Profissões, Testando e a Pesquisa da Profissão. Na dinâmica “Venda das Profissões”, os participantes devem sortear uma profissão ou falarem daquela que estão mais interessados, explicando-a aos demais e mencionando a razão pela qual ela deve ser “comprada”. Na atividade “Testando” os participantes escrevem em um papel uma profissão e colam na testa de um dos colegas, que deve tentar adivinhar o que foi indicado fazendo perguntas sobre conhecimentos, habilidades e atitudes que só podem ser respondidas com “sim” ou “não” pelo participante que colocou a etiqueta na testa do outro. Finalmente, na “Pesquisa da Profissão”, os participantes recebem duas fichas em que devem responder algumas perguntas sobre suas profissões de maior interesse. Após a realização de cada uma das atividades, é destinado um momento para reflexão, que desenvolve uma maior conscientização acerca do conhecimento das diferentes realidades profissionais propostas pelos participantes. Durante a aplicação destas técnicas, os jovens são instigados a comentar as informações que foram confirmadas e as descobertas a respeito de suas profissões de interesse. As reflexões geram relatos que desenvolvem a capacidade de percepção dos jovens quanto a relação de seus objetivos e expectativas a respeito das profissões, em comparação com o exercício prático das mesmas. Tem-se identificado que estas técnicas geram um maior compromisso dos jovens em relação à busca de informações sobre as profissões, além de envolver os participantes em seu futuro profissional.

ISSN: 1808-1665