4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DE EGRESSA DO PIBID

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Início da docência, Egresso do PIBID, Trabalho docente

Esse resumo tem como objetivo central apresentar dados de uma professora egressa do Programa de Iniciação à Docência - PIBID, sobre como vivencia os primeiros anos de magistério. Foram realizadas observações do trabalho da professora, entrevista com a docente, com a diretora, auxiliar de direção e coordenadora pedagógica. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina. Fundamentaram teoricamente esta pesquisa os seguintes autores: André (2005), Hernandéz e Sancho (2006), Pimenta e Lima (2012). Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação à inserção à prática docente. Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui das relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente da egressa.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1808-1665