4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

PROESDE LICENCIATURA: DUAS EDIÇÕES E MUITOS DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Proesde, licenciatura, proposta curricular

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional – DIPE da Secretaria de Estado da Educação – SED abrange, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior – IES, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior que manifestarem interesse em desenvolvê-lo. No ano de 2015 o mesmo foi ampliado, recebendo o nome de Proesde Licenciatura. É na perspectiva de estreitamento e de diálogo entre os cursos de licenciatura e a educação básica, no cumprimento das ações dos parâmetros da legislação vigente, que o curso de extensão “Organização Curricular na Educação Básica Catarinense” visa discutir a reestruturação curricular da Educação Básica, fundamentada no documento da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina- PCSC, mas, principalmente, implementar um processo didático – pedagógico voltado à Formação Integral. Resultado de discussões coletivas entre a SED/SC e as Instituições formadoras, apresenta uma organização curricular com olhar atento e próximo dos sujeitos da escola e das complexidades regionais e locais. A organização curricular do curso prevê estudos teóricos, visitas técnicas, pesquisas e desenvolvimento de projetos de intervenção nas Instituições de Educação Básica, seminários regionais e estaduais, com vistas a articular os conhecimentos do curso de licenciatura com as temáticas da PCSC. Ao articular acadêmicos das seis licenciaturas da Univille (Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Pedagogia e Letras). Na primeira versão em 2015/2016 buscou-se compreender o cenário e as fragilidades e potencialidades da implantação da PCSC nas escolas de educação básica. No ano de 2017 a temática versa sobre as alterações do ensino médio a pergunta a ser respondida é: Que Ensino Médio queremos para Santa Catarina? Os resultados sinalizam para uma significativa participação dos acadêmicos nas atividades e o fortalecimento de formação profissional e cidadã, reiterando o papel da universidade enquanto espaço de mediação para a construção e difusão de saberes numa relação dialógica e inovadora com a sociedade, e neste caso mais pontual a escola pública. Entende-se que a educação, como prática problematizadora da realidade, passa pela formação de professores e (re)visitamento das práticas que ocorrem nas escolas.

ISSN: 1808-1665