4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

PERFIL DOS ESCOLARES INGRESSANTES NO PROJETO NATESC NO ANO 2017

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Avaliação, Composição corporal, escolares

Na UNIVILLE o Projeto de Extensão Natação na Escola: Saúde e Educação – NATESC,é desenvolvido desde 2005 e dentre as metas a serem alcançadas estão a formação acadêmica, a aprendizagem do nadar e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico dos escolares participantes. O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil antropométrico dos escolares ingressantes no projeto NATESC no ano de 2017. A coleta dos dados incluiu os dados de idade, peso, estatura, e percentual de gordura de 130 escolares, sendo 73 do sexo feminino e 57 do sexo masculino. Os dados foram coletados no mês de Abril / 2017 no LAFIEX/UNIVILLE. Quadro1 – Dados das avaliações antropométricas dos escolares Dados Meninos (µ ±) Meninas (µ ±) Idade 11,2 ± 1,7 11,2 ± 0,9; Estatura 1,5 ± 0,2 1,5 ± 0,08; Peso 41,9 ± 12,71 38,8 ± 12,56; % PG 22,6 ± 8,99 19,3 ± 9,20. De acordo com o quadro acima percebe-se que a idade e estatura entre os dois sexos são próximos, porém os meninos apresentam média de peso e percentual de gordura superior ao das meninas. Para ambos os gêneros o peso e o percentual de gordura apresentam um valor grande de desvio padrão, o que indica que a amostra é heterogênea. O percentual de gordura dos meninos é classificado de acordo com Lohmann (1987) como moderadamente alto e das meninas é considerado adequado. Em análise a esses resultados é possível verificar a necessidade de propor exercícios físicos aeróbios e o meio aquático é uma excelente opção, pois o “exercício físico contribui para redução de peso através da criação de balanço energético negativo” (FRANCISCHI, 2000, p. 25). Com essa proposta de melhora e ou manutenção do percentual de gordura, por meio da prática da natação, acredita-se ser possível alcançar melhora nas habilidades motoras e maior gasto calórico, possibilitando assim o balanço energético negativo. Para ver a eficácia das aulas de natação na composição corporal, será realizada no final do ano de 2017 uma nova avaliação física para comparação dos dados.

ISSN: 1808-1665