4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Percepção dos Profissionais, Professores e Estudantes da Área da Saúde Quanto ao Trabalho em Equipes Multiprofissionais e a Geração e Compartilhamento de Informações.

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: equipes multiprofissionais, saúde, gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é algo inovador quando pensado para a Área da Saúde, em especial no trabalho em equipes multiprofissionais. Segundo Stefano et al. (2014), Gestão do Conhecimento (GC) é um conjunto de processos que contribui para produção e difusão do conhecimento em uma organização. Quanto ao trabalho em equipes multiprofissionais é aquele constituído por profissionais de diferentes formações em saúde, que estão dispostos a ensinar, aprender e compartilhar e que atuam de maneira colaborativa em benefício da promoção da saúde. Este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos profissionais, professores e estudantes da área da saúde vinculados a Univille quanto ao trabalho em equipes multiprofissionais e a geração e compartilhamento de informações. A pesquisa foi do tipo exploratória e utilizou como instrumento um formulário Google docs, elaborado pela pesquisadora e orientadora com afirmações e três categorias de respostas: concordo, nem concordo nem discordo e não concordo. Responderam ao questionário onze profissionais de saúde de um universo de trinta e cinco (31.4%), dezenove professores de um universo de trinta e oito (50%) e duzentos e noventa e seis estudantes de um universo de quatrocentos e vinte (70,48%). Os sujeitos teriam que ter algum vínculo com os cursos da área da saúde da Univille e Atenção Básica. Os resultados encontrados indicam que 100% dos professores e profissionais da saúde e 90,8% dos estudantes concordam que é importante o incentivo ao trabalho em equipes multiprofissionais de saúde. Quando perguntados se o trabalho multiprofissional em saúde contribui para gerar novos conhecimentos na área da promoção de saúde, 87,1% dos estudantes e 100% dos professores e profissionais de saúde concordaram que sim. Sobre o compartilhamento de informações, 100% dos profissionais da saúde que responderam ao instrumento, concordam que o trabalho multiprofissional em saúde contribui para o compartilhamento de informações. Já a maior parte dos professores (55 %) e dos estudantes (39,5 %), responderam que não concordam e nem discordam dessa afirmação. Os demais responderam que concordam (34,1% estudantes e 20% dos professores) ou não concordam (26,3% dos estudantes e 25%dos professores).Com estes resultados é possível inferir que há um consenso quanto a importância do incentivo ao trabalho em equipes multiprofissionais de saúde e que esse contribui para gerar novos conhecimentos, A fragilidade encontrada está no compartilhamento de informações o que sugere a necessidade de se estabelecer processos que possam garantir o compartilhamento do que é produzido entre os profissionais, estudantes e professores.

ISSN: 1808-1665