4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Educação especial e a relação família-escola: uma pesquisa sobre o estado da arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Especial, Família, Educação

A importância da relação família-escola têm sido confirmada pelas produções científicas, as quais revelam-na como uma facilitadora no processo de inclusão escolar (MATURANA e CIA, 2015). Assim, o objetivo do presente estudo é identificar e analisar as produções bibliográficas sobre a relação família-escola no âmbito da Educação Especial, publicadas no período de 2009 a 2015. A pesquisa foi empreendida nas bases de dados da ANPEd e EDUCERE, onde realizou-se a leitura do título, palavras-chave e resumos dos trabalhos, encontrando um total de 17 produções sobre o tema proposto. Para a análise dos dados, adotou-se a análise de conteúdo, descrita por Moraes (1999) e estabeleceu-se as seguintes categorias de análise: temas e subtemas, etapa de ensino e deficiência estudada, área do conhecimento (origem), universidade (região do país), tipo de pesquisa, referencial teórico (autores utilizados) e palavras-chave. Os resultados apontam para três temas emergentes: 1) a família do estudante público alvo da educação especial; 2) problematizações sobre deficiência auditiva (deficiência mais estudada) e 3) o processo de inclusão. Dentre as etapas de ensino pesquisadas, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foram as que se sobressaíram. Destaca-se também uma maior produção científica dentro dos programas de pós-graduação (mestrados e doutorado) sobre a temática pesquisada, bem como, maior concentração de estudos e pesquisas na região sul do país. Percebem-se ainda, alguns silenciamentos e/ou lacunas nas produções encontradas, dentre os quais, ressalta-se os trabalhos que tenham os estudantes público alvo da educação especial como participantes da pesquisa e as pesquisas desenvolvidas na etapa final da educação básica - Ensino Médio - e no Ensino Superior.

ISSN: 1808-1665