4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Representações da guerra do Paraguai nas pinturas “Combate naval do Riachuelo” e “Passagem de Humaitá” de Victor Meirelles

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Representações, Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito bélico ocorrido entre 1864 e 1870 envolvendo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, sendo este um dos maiores conflitos já ocorridos na América Latina. A Pintura Histórica é um gênero artístico que busca retratar acontecimentos históricos memoráveis e assim representar a História por meio de imagens. No século XIX a Pintura Histórica se tornou um gênero artístico bastante apreciado no Brasil, sendo utilizado para construir um passado glorioso para a nação. A Guerra do Paraguai foi um acontecimento marcante e considerado merecedor desse tipo de representações. Diversos artistas se dedicaram a retratar o conflito através de Pinturas Históricas. Para a presente comunicação foi escolhido Victor Meirelles, pois suas obras, “Combate Naval do Riachuelo” e “Passagem de Humaitá” fazem parte da nossa pesquisa, sendo estes produzidos a pedido do Estado Brasileiro. Após analise e revisão da literatura ficou claro que essas obras foram produzidas com o objetivo de exaltar a glória nacional, através do êxito em ações militares contra o inimigo e também ensinar “História” por meio de uma visão oficial do conflito. Sabendo que houve a intenção de produzir esses registros históricos, pretende-se aqui discutir a importância e os objetivos que levaram a produção dessas representações sobre a Guerra do Paraguai. Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado “Patrimônio iconográfico e lugares de memória: a construção de representações sobre a Guerra do Paraguai”, sendo este vinculado à pesquisa “Museus e Espaços de Memória: representações, acervos e função social” da professora Sandra P. L. de Camargo Guedes e à linha Patrimônio e Memória Social do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade.

Apoio / Parcerias: Bolsista Integral da Capes

ISSN: 1808-1665