4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Educação especial e a sua relação com o TDAH. Uma pesquisa sobre a produção científica na ANPEd Nacional

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Especial, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, medicalização

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se apresenta em voga devido ao aumento do consumo de medicamento e da quantidade de diagnósticos que vêm sendo realizados (EIDT e FERRACIOLI, 2010). Desta forma, o objetivo do presente estudo é identificar as produções bibliográficas científicas sobre a temática de Educação Especial e a sua relação com o TDAH, publicadas no período de 2010 a 2015. A pesquisa foi executada na base de dados da ANPEd Nacional, se restringindo aos grupos de trabalho (GTs) de maior relevância, de acordo com a problemática da pesquisa. Sendo os GTs: Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos; Didática; Educação de crianças de 0 a 6 anos; Educação popular; Formação de professores; Alfabetização, leitura e escrita; Educação fundamental; Educação especial; Educação de pessoas jovens e adultos; Psicologia da educação. A seleção da leitura e análise completa dos trabalhos ocorreu conforme as palavras-chave (TDAH; Medicalização; Déficit de Atenção e Hiperatividade) encontradas no corpo do texto, resultando em cinco artigos. Para a análise de dados, adotou-se a análise de conteúdo, descrita por Franco (2005) e estabeleceu-se as seguintes categorias de análise: temas emergentes, área do conhecimento (origem), universidade (região do país), tipo de pesquisa, referencial teórico (autores utilizados), crítica e visão do TDAH. Os resultados apontam para três temas: 1) à cultura da medicalização; 2) os problemas de aprendizagem ou de comportamento que resultam em fracasso escolar; 3) a falta de práticas desenvolvidas pela escola no processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH. Evidencia-se algumas lacunas nas produções encontradas, dentre os quais, enfatiza-se os trabalhos que tenham os docentes como participantes da pesquisa e as pesquisas desenvolvidas na etapa inicial da educação infantil.

ISSN: 1808-1665