4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Acervos em história oral: desafios para a gestão, difusão e acesso público

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Laboratório de História Oral da Univille, Gestão de acervos de entrevistas orais, Acesso público a entrevistas orais

Tomando como referência o conjunto de trabalhos realizados pelo Laboratório de História Oral da Univille (LHO/Univille), esta comunicação propõe apresentar aspectos técnicos das rotinas desenvolvidas nesse Laboratório, em especial os processos de difusão e acesso público às suas entrevistas orais. O LHO/Univille, vinculado ao curso de História e ao Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille, é composto por um acervo de aproximadamente 650 entrevistas orais, organizadas em 46 coleções, suportadas nos formatos de CD, DVD, fitas-cassete, microcassete, disquetes, áudios digitalizados e transcrições. Além disso, o LHO/Univille também disponibiliza, gratuitamente, serviços de assessoria e empréstimo de tecnologias de informação e comunicação para realização das entrevistas (gravadores, câmeras fotográficas, filmadoras etc.). Tal Laboratório integra o Programa Institucional de História Oral da Univille (PIHO/Univille), e seu objetivo, dentre outros, é o de promover a difusão do seu acervo às comunidades interna e externa, para fins de ensino, pesquisa e extensão. Em sua rotina, o LHO/Univille conta com um Procedimento Operacional Padrão (POP), cujo intuito é facilitar os trabalhos internos, promover a melhoria da comunicação junto aos seus consulentes, bem como otimizar os serviços prestados à comunidade. A elaboração do POP deu-se através da experiência e do conhecimento adquiridos pelos membros da equipe técnica e gestores do Laboratório. Nesse POP são especificadas as atividades que englobam o processamento técnico de uma entrevista oral, entre os quais se destacam: recebimento e conferência da documentação atinente à entrevista oral; catalogação técnica; incorporação e salvaguarda da entrevista no acervo; disponibilização pública das entrevistas para consulta e/ou empréstimo. Considerando que não existe uma normatização internacional oficial sobre como processar em espaços de memória documentos orais como os custodiados no LHO/Univille, acreditamos que o Laboratório age de forma inovadora. Tais trabalhos apresentam desafios e responsabilidades a serem enfrentadas pela equipe técnica do LHO/Univille, principalmente relacionados às políticas de doação e autorização de uso das entrevistas orais para projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão (métodos de disponibilização à consulta pública digital). Por fim, essa comunicação se dispõe, por meio da contextualização da experiência de desenvolvimento do POP do LHO/Univille, contribuir com reflexões relacionadas à gestão e o processamento técnico de documentação oral produzida no âmbito da metodologia da história oral.

Apoio / Parcerias: Centro Memorial da Univille. Departamento de História da Univille. Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille.

ISSN: 1808-1665