4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE SANTA CATARINA: ESCULTURAS ZOOMORFAS, IDENTIDADE E SIMBOLISMO

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Zoolito, Identidade

Resumo: Nossa pesquisa analisa as esculturas zoomorfas atribuídas aos pescadores, caçadores e coletores fabricantes de sambaquis que viveram em Santa Catarina entre 6.000 e 1.000 anos antes do presente. O estudo tem os seguintes objetivos: 1) analisar os zoólitos conjecturando acerca da identificação da espécie de animal representada, suporte, dimensões e procedência arqueológica revisando as fontes primárias da arqueohistoriografia sobre o tema; 2) identificar se as espécies representadas existiram no paleoambiente e no ambiente atual; 3) discutir a possibilidade de as representações de animais serem a materialização de traços identitários dessas sociedades e a expressão de um simbolismo em relação a eles. Para tanto, selecionamos duas coleções importantes de zoólitos pertencentes a dois museus catarinenses que trabalham com a temática dos sambaquis: Museu do Homem do Sambaqui “Pe. João Alfredo Rohr, S. J.” (MHS), em Florianópolis, e o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). A pesquisa conta com apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP) da Universidade da Região de Joinville (Univille), mediante bolsa parcial, e do Colégio Catarinense, mantenedor do MHS, que disponibilizou suporte logístico para o estudo das peças. Para os procedimentos metodológicos do objetivo 1, foram realizadas análises laboratoriais para levantamento e revisão das medidas das esculturas, para a verificação da pesagem e o registro fotográfico. Para os registros dos atributos verificados desenvolvemos fichas de caracterização, com dez campos informativos e um para a inserção das fotografias realizadas das esculturas. Além da literatura especializada sobre o tema, foram realizadas pesquisas em documentações históricas presentes no Arquivo Histórico do Museu do Homem do Sambaqui, em Florianópolis. Os resultados parciais da nossa pesquisa nos revelaram um número maior de esculturas zoomorfas do que a historiografia sobre o tema considera (cerca de 300 peças) bem como reforçam a ideia delas serem a expressão de traços identitários dos sambaquieiros de Santa Catarina considerando a dispersão das peças e a perspectiva culturalista que coloca que - as identidades dos grupos humanos ficam gravadas em seus objetos

Apoio / Parcerias: Museu do Homem do Sambaqui “Pe. João Alfredo Rohr, S. J.” (MHS), em Florianópolis, Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (Masj) Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP) da Universidade da Região de Joinville (Univille

ISSN: 1808-1665