4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Vozes dos estudantes do Ensino Médio sobre as práticas pedagógicas dos professores

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Estudantes, Ensino Médio

Partimos do pressuposto que conhecer as práticas pedagógicas, pela fala direta dos educandos, pode contribuir para a formação destes como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Arroyo (2014) coloca-nos o desafio de escolher sermos professores enquanto desumanos sentenciadores das aprendizagens e comportamentos dos estudantes ou insistentes auscultadores de suas vivências escolares. É pela segunda proposta do autor, insistentes auscultadores, que consideramos uma leitura positiva da escola pública e de seus sujeitos sobre as práticas pedagógicas que levam à aprendizagem, não sobre as que não levam à aprendizagem. Nesta perspectiva, este trabalho tem por finalidade discutir parte dos dados de uma pesquisa de mestrado, em andamento, intitulada “Vozes dos estudantes do Ensino Médio sobre as práticas pedagógicas dos professores.” O objetivo principal da pesquisa é conhecer as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre as práticas pedagógicas de seus professores que levam à aprendizagem, enquanto práticas sociais nos diferentes espaços e tempos da escola, como defendem Caldeira e Zaidan (2010). O método da coleta de dados foi o grupo de discussão, que ocorreu em duas escolas públicas estaduais, com alunos do terceiro ano do ensino médio. Será compartilhada aqui uma categoria, que emergiu da análise das transcrições das falas dos estudantes, sendo ela saberes pedagógicos nas vozes discentes. Os estudantes demonstram a necessidade do professor dominar sua área de conhecimento e de saber ensinar este conhecimento.

ISSN: 1808-1665