4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 23/10/2017 à 26/10/2017
A percepção dos estudantes sobre as práticas de letramento propostas pelos professores
- Nadiny Zanetti da Silva, E, nadiny_zanetti@yahoo.com.br
- Marly Krüger de Pesce, Dr(a), marly.kruger@univille.br
Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Letramento, Prática Pedagógica, Estudante
O letramento pode ser observado em diversos espaços, na escola, na família, na rua, na igreja, em empresas, enfim, apesar de mudar de acordo com o ambiente que está inserido o letramento se faz presente em toda parte (OLIVEIRA, 2009). A discussão sobre letramento escolar será feita a partir do levantamento das atividades de leitura e escrita que são propostas para os estudantes do ensino fundamental nas diversas disciplinas contempladas pelo currículo. Autores como Soares (2012), Kleiman (2005) e Street (2014) irão embasar as discussões sobre o letramento e as práticas de leitura e escrita. Os dados aqui apresentados constituem parte do corpus de uma pesquisa de mestrado. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionário e entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa foram professores e estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Neste trabalho foram analisadas as práticas de leitura, escrita e as disciplinas que oportunizam atividades mais significativas/interessantes na visão dos estudantes. Observou-se que os estudantes apontaram a diversidade de gêneros textuais que os professores disponibilizam como relevantes para o seu aprendizado. Também identificaram as atividades de leitura e escrita como as mais significativas/interessantes aquelas que oportunizaram a expressar sua opinião o que pode representar um maneira de desenvolver o pensamento crítico.
ISSN: 1808-1665