4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Metodologias ativas: superação da resistência dos estudantes à utilização deste método de ensino-aprendizagem

Palavras-chave: Metodologia ativa, ensino-aprendizagem, produção do cohecimento

O exercício do magistério superior demanda o domínio de metodologias de ensino-aprendizagem que preocupam-se em verdadeiramente capacitar o estudante profissionalmente, além de estimulá-lo a associar seus conhecimentos prévios àqueles que ele agrega no curso superior por ele escolhido, ajudando-o a construir uma visão crítica, criativa e transformadora. Neste ano, objetivando a constante capacitação através da prática, manteve-se a operacionalização das metodologias ativas tanto na disciplina de Direito Civil – Coisas, mas também na Disciplina de Direito Penal – Parte Especial, como método de ensino-aprendizagem. Implementou-se o método “problem based learning” (resolução de problematizações), aplicando-se também a sala de aula invertida (onde os alunos apresentam os problemas e as soluções para os demais, sendo sabatinados e complementando os resultados obtidos com a participação do professor e dos colegas) usando-se metodologias ativas inclusive no sistema avaliativo (os estudantes se avaliam mutuamente, a partir das considerações da professora e levando em conta seu próprio esforço e o trabalho produzido pelo colega), tornando o estudante parte de praticamente toda a construção da produção do conhecimento. Observa-se que resultados obtidos no sistema de ensino-aprendizagem foram positivos, porquanto os estudantes tem apresentado maior comprometimento com as disciplinas (especialmente os que, logo no início do ano diziam não se identificar ou ter interesse no conteúdo, o que normalmente prejudica o rendimento da aprendizagem), além de terem implementado a qualidade de seus questionamentos e o interesse na pesquisa extraclasse, contribuindo para melhor rendimento do grupo na produção do conhecimento. Dentre os estudantes destas disciplinas, há solicitações de avaliações exclusivamente com o perfil dos métodos aplicados (sala de aula invertida e PBL), refutando o sistema de avaliação clássico, porquanto autoanalisam seu rendimento no aprendizado dos conteúdos como superior através de metodologias ativas. Ademais, uma pesquisa quantitativa, envolvendo um questionário aplicado à cinquenta dos setenta alunos matriculados na disciplina de Direito Civil – Coisas (dentre as turmas do turno matutino e noturno), e à quarenta e sete dos sessenta e quatro alunos matriculados na disciplina de Direito Penal – Parte Especial (dentre as turmas do turno matutino e noturno), dá conta de 2/3 (dois terços) dos entrevistados perceberem ter melhor rendimento em relação à assimilação dos conteúdos das disciplinas através de metodologias ativas (problem based learning). Assim, o desafio na aplicação de metodologias que fogem ao método clássico, como a resistência dos estudantes em ser parte responsável do desenvolvimento de seu processo de ensino-aprendizagem, mostrou-se superado.

ISSN: 1808-1665