4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Educação especial e - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma pesquisa sobre a produção científica da ANPEd Regional da Região Sul

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Especial, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Anped Sul

Partindo do objetivo geral desta pesquisa que visa identificar e analisar a produção cientifica publicada no período de 2010-2017 na ANPEd Regional da Região Sul de Santa Catarina sobre o tema Educação especial e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esta pesquisa busca mapear a produção científica tendo como foco o impacto da medicalização na Educação especial e a sua relação com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A metodologia da pesquisa se caracteriza como balanço de produção utilizando o levantamento bibliográfico de publicações ocorridas no período de 2010-2017 sobre o TDAH no âmbito da educação especial. Diante disso, foi realizada uma investigação das produções cientificas realizadas sobre a temática nos últimos sete anos nas bases de dados da ANPEd Sul nos seguintes GTs: Ensino Médio, Educação e Infância, Formação de Professores, Alfabetização e Letramento, Ensino Fundamental, Psicologia da Educação, Educação e Trabalho e Educação Especial. A pesquisa foi realizada utilizando os seguintes descritores: hiperatividade - transtorno - atenção - educação especial - medicalização – aprendizagem. No entanto, após a busca, não foi encontrado nenhum artigo que discutisse a relação da medicalização com o TDAH conforme a pesquisa em questão. Os resultados apontam para um a necessidade de pesquisas que enfoquem essa temática, a qual ate o momento aparece. Considerando o aumento de encaminhamentos para ao diagnostico de estudantes e possível tratamento medicamentoso, faz-se necessário conhecer como a Educação e a Educação Especial tem tratado o tema.

ISSN: 1808-1665