4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Valor percebido no curso, percepção da reputação profissional e identificação com a profissão

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Percepção de valor, Reputação profissional, Identificação com a profissão

Os cursos de graduação exercem papel de relevância no cenário social e econômico das regiões em que estão instalados, contribuindo para a formação de profissionais atuantes em diferentes áreas profissionais. Mas diante do contexto educacional atual, do perfil imediatista e diferenciado dos acadêmicos, das transformações tecnológicas e da competitividade do mercado educacional brasileiro fica enfatizada a relevância da gestão acadêmica dos cursos investir em qualidade e diferenciais, visando a satisfação dos seus ‘clientes’. Este cenário exige uma mudança de postura da gestão do curso e de seu colegiado frente ao desafio e necessidade de superar dificuldades relacionadas à complexa rede de fatores que convergem ao atendimento das necessidades do mercado de trabalho, projetando os cursos em destaque no cenário educacional, por meio de estratégias de captação e fixação de seus alunos, zelando por sua viabilidade/sustentabilidade financeira. Considerando esses pressupostos, que se aplicam também aos diferentes cursos de graduação em funcionamento na UNIVILLE campus São Bento do Sul, é que se desenvolve a presente de pesquisa, com o objetivo de analisar a percepção de valor dos estudantes no serviço de formação recebido, o nível de identificação destes com a profissão e sua percepção de prestígio/reputação na profissão; oferecendo referenciais com vistas a instrumentalizar a gestão dos referidos cursos. A pesquisa em curso caracteriza-se como de cunho qualitativo e exploratório. Tendo por referência parâmetros sustentados nos construtos teóricos pesquisados, foram aplicados questionários-surveys aos alunos concluintes desses cursos de graduação: com relação à reputação do curso frequentado, 82% o recomendaria favoravelmente e 63% entende que o atendeu suas expectativas, enquanto para 15% as expectativas foram superadas. No atinente ao desempenho profissional, 31% afirma ter assumido maiores responsabilidades laborais a partir do curso frequentado, 18% compreende ter assumido maior visibilidade profissional e 17% expressa ter mais competências desenvolvidas para resolver problemas. Na percepção dos pesquisados fica evidenciada para maioria a identificação com a profissão e o campo de atuação. As informações levantadas serão ofertadas ao colegiado dos cursos envolvidos na pesquisa, favorecendo melhorias no planejamento mais adequado da formação acadêmica e desenvolvimento de ações que poderão gerar maior fixação dos alunos, motivação em relação ao curso e a profissão.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665