5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Rastreamento da sintomatologia ansiosa e depressiva em acadêmicos de Farmácia da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ansiedade, Depressão, Acadêmicos de Farmácia

Atualmente a ansiedade e depressão têm crescido significativamente entre a população em geral, incluindo os estudantes universitários. A depressão é uma psicopatologia caracterizada principalmente por humor deprimido e anedonia. Já os transtornos de ansiedade se caracterizam por preocupações excessivas e comportamentos de esquiva que são desproporcionais à gravidade do objeto ou situação ansiogênica. Constata-se que muitos indivíduos irão apresentar seu primeiro episódio psiquiátrico durante a graduação, prejudicando, em um grau significativo, seu desempenho acadêmico e o futuro profissional. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caráter exploratório e quantitativo. O trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e somente após a aprovação se iniciou à coleta de dados. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), com aplicação coletiva, em 74 acadêmicos do curso de farmácia da Universidade da Região de Joinville, com o objetivo de identificar a presença de ansiedade e depressão nos estudantes. Os resultados indicaram a presença significativa dos sintomas de ansiedade e depressão entre os acadêmicos dos diferentes anos da graduação do curso de farmácia. Os alunos do 4º ano apresentaram os maiores níveis para as duas variáveis estudadas e os alunos do 3º ano apresentaram os menores níveis. Concluiu-se que analisar a presença da ansiedade e depressão nos alunos do curso de farmácia possibilita futuros estudos acerca deste e de outros transtornos em várias áreas da saúde, contribuindo para uma maior abrangência desse conhecimento e para que mais ações sejam implementadas para a promoção da saúde mental e física dos estudantes universitários, auxiliando na prevenção, tratamento e diagnóstico.

ISSN: 1808-1665