5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

A leitura de professores das licenciaturas da Univille

Palavras-chave: trabalho docente, letramento, práticas de leitura

A pesquisa “Os professores formadores de professores: trajetórias e ações de letramento” é a continuidade de pesquisas já realizadas com os estudantes das Licenciaturas e envolve a aplicação de questionários, relacionando a questão do letramento acadêmico e da formação docente inicial com as práticas de escrita promovidas pelos professores dos referidos cursos. Importa, pois, compreender os significados atribuídos à escrita por esses sujeitos e identificar como são promovidas as ações didático-pedagógicas envolvendo a modalidade escrita da língua. Pressupõe-se, aqui, que tais ações poderão fazer parte da constituição de um profissional da docência que trabalhe na perspectiva do letramento. Ao se buscar o reconhecimento da contribuição da universidade no desenvolvimento de tais competências, tem-se a possibilidade de detectar lacunas, perceber incompreensões, realinhar concepções, eliminar equívocos. Para tal, foi preciso dar voz a esses sujeitos (trinta e um professores de diferentes cursos de licenciatura) por meio de um questionário on-line e reconhecer nessas vozes as marcas que indiquem suas ações didático-pedagógicas que promovam nos estudantes o envolvimento com a escrita acadêmica, bem como aspectos valorativos que a elas são impregnados. Com base nas repostas obtidas, tornou-se evidente que os educadores em questão imergem diariamente no letramento acadêmico e buscam conhecimento em livros técnicos, artigos, jornais, literaturas, fontes que possam conduzi-los na prática docente; entretanto, quando indagados a respeito de sua produção escrita além dos encargos da profissão, nota-se uma diminuição significativa em termos de atividade, quando comparada à quantidade de produções que envolvem letramento acadêmico. A análise dos dados permitiu o delineamento das trajetórias de letramento dos professores das licenciaturas e o quanto sua atuação nos cursos é atravessada por suas concepções quanto ao papel da escrita na formação dos estudantes. A partir desse perfil, será possível direcionar as atividades de escrita e de leitura propostas durante os vários cursos de tal forma que sejam consideradas lacunas eventualmente percebidas e, também, toda a expertise já instalada.

ISSN: 1808-1665