5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Experiências Sensíveis na Terceira Idade

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação, Experiências Sensíveis, Terceira Idade

A pesquisa ‘Experiências sensíveis na terceira idade’ está sendo desenvolvida integrada ao projeto de pesquisa ‘Educação, Experiência e Sensibilidade nas Práticas Educativas – EDUSENPE’ e conversa com a pesquisa ‘Artesania: formação cultural, construções identitárias e experiências sensíveis na terceira idade’, ambas vinculadas ao Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE. O estudo visa investigar em dissertações, teses e periódicos como é tratada a experiência sensível no contexto da terceira idade, a partir da seguinte questão problema: De que modo o Estado da Arte, no levantamento das teorias dos últimos três anos, apresenta a relação da experiência sensível no contexto da terceira idade? Adotamos a pesquisa bibliográfica como abordagem metodológica, somada às contribuições teóricas em metodologia, com Gil (2008), na educação, com Freire (2015; 2016), para a terceira idade, Bosi (1994) e Almeida (1998); experiências sensíveis, com Duarte Jr. (2010), Larrosa (2016) e Meira (2014). Configurada como uma pesquisa qualitativa, a revisão literária tem usado como base o Banco de Teses e Dissertações da Plataforma Sucupira (CAPES) e o Banco de Teses da Plataforma CAPES e a base Scielo, bem como as produções realizadas no NUPAE. Para refinar a pesquisa, o levantamento do estado da arte seguiu as seguintes etapas: definição dos descritores; refinamento dos resultados entre teses e dissertações; busca e seleção na base por título, no período dos últimos dez anos (2008 a 2018); opção pelas Ciências Humanas como grande área de conhecimento; eleição da Educação como área de conhecimento; seleção pela leitura dos resumos dos primeiros 40 títulos por grupos de descritores pesquisados; análise da busca e seus resultados. Entre os descritores utilizados, primeiro, empregamos o grupo de palavras-chave desta pesquisa: ‘terceira idade’ e ‘experiências sensíveis’. Na sequência, esperamos comparar os resultados obtidos quando refinarmos os dados da busca, indicando a Educação como área de avaliação, área de concentração e nome do programa, nas plataformas de teses e dissertações da CAPES. Como resultado parcial, verificou-se que as experiências sensíveis na terceira idade têm sido pouco abordadas no campo da educação e como construções identitárias.

Apoio / Parcerias: Bolsista Art.170

ISSN: 1808-1665