5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 16/10/2018 à 19/10/2018
Base nacional comum curricular e educação infantil: diálogos entre os campos de experiências e as artes
- Vitor Alves, G, vitoralves@sed.sc.gov.br
- Berenice Rocha Zabbot Garcia, Dr(a), berenice.rocha@univille.br
- Sílvia Sell Duarte Pillotto, Dr(a), pillotto0@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação Infantil, Base Nacional Curricular Comum, Campos de Experiências
A Base Nacional Curricular Comum - BNCC, legitimada no ano de 2017, é um documento norteador do Ministério da Educação - MEC, que estabelece para cada etapa da Educação Básica o que é necessário ensinar e aprender em cada uma das áreas de conhecimento. Essa pesquisa tem tratado sobre a BNCC referente à Educação Infantil, especificamente na problematização entre as artes e os campos de experiências. Portanto, o objetivo é analisar como as artes estão inseridas nos campos de experiências da BNCC para a Educação Infantil, no sentido de compreender como os conceitos e abordagens metodológicas estão organizados e quais as inferências das artes nesse contexto. Como abordagem metodológica, adota-se a análise documental-bibliográfica, e como coleta de dados a BNCC, produções acadêmico-científicas do campo das artes (estado da arte), e autores que dialogam com as artes e a Educação Infantil. A partir de uma primeira leitura flutuante da BNCC, alguns dados preliminares nos apontam indícios de que os pressupostos conceituais e metodológicos presentes na BNCC – Educação Infantil, não estão claros com relação às artes inseridas nos campos de experiências e possuem fragilidades em sua organização. No percurso desse estudo/pesquisa estão sendo analisados alguns dos principais conceitos trazidos por autores que tem se dedicado as artes: Duarte Jr (2010); Larrosa (2017); Meira (2010). E na Educação Infantil: Kohan (2004); Pillotto (2010); Rangel (2012), entre outros, verificando pontos convergentes e divergentes relacionados a BNCC. Conclui-se até o momento que um documento oficial precisa ser problematizado para que se possa compreender de forma significativa, como a educação, em especial das/com crianças é um processo que requer diálogo, acolhimento, ou seja, um olhar ampliado, afetivo e sensível.
Apoio / Parcerias: Pesquisador bolsista PATRI/UNIVILLE
ISSN: 1808-1665