5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: SENTIDOS E SIGNIFICADOS NA PERSPECTIVA DOCENTE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Políticas educativas, Currículo, Ensino médio

O presente estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Gecdote (Grupo de Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias) e à linha de pesquisa de Políticas e Práticas Educativas do programa de mestrado em Educação da UNIVILLE, discute algumas implicações derivadas da política pública de reformulação do Ensino Médio introduzida pela Lei n. 13.415/2017. De forma geral, esta nova lei introduz a política de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio de todo o Brasil; reorganiza o currículo escolar com apoio da Base Nacional Comum Curricular; e possibilita a introdução de conteúdo técnico profissional ao currículo. O estado de Santa Catarina iniciou a implementação desta reformulação, em 2017, com 15 instituições. A presente pesquisa procura refletir sobre aspectos relacionados ao currículo do Ensino Médio como construção histórica e o resultado de uma disputa ideológica, no sentido de controle dos conteúdos e valores contemplados pelo currículo bem como pelos fins para quais ele funciona. A fundamentação teórica para a discussão se apoia em Apple (2008, 2011) e Sacristán (1996, 2008) no campo do currículo; Dayrell e Carrano (2014), em juventude; e Corrochano (2014) no campo de escola-trabalho. Por meio de um estudo de caso de cunho qualitativo, ancorado em Yin (2001) e Lüdke e André (2006), procurou-se desvelar os sentidos e significados atribuídos pelos professores ao programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral, com especial atenção aos aspectos relacionados à elaboração dos conteúdos do currículo em tempo integral. Após um estudo bibliográfico exploratório e visitas à instituição escolar de Ensino Médio da rede pública, escolhida para o estudo de caso, a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores envolvidos no programa. A análise de conteúdo foi feita por meio da técnica intitulada Núcleos de Significação, ancorada na psicologia sócio-histórica. A análise das entrevistas mostra que os professores compreendem o Ensino Médio Integral em Tempo Integral não apenas como a extensão do tempo na escola, mas como uma oportunidade de educação integral, que contemple todos os aspectos do desenvolvimento do jovem, entretanto o aumento da carga horária é um impeditivo para muitos alunos que precisam/querem trabalhar. Além disto, a distinção entre preparação para a vida e para o trabalho é bastante marcada em suas falas, salientando o conceito de preparação para o trabalho como treinamento de função específica e não como compreensão científica dos processos produtivos.

Apoio / Parcerias: Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville-SC

ISSN: 1808-1665