5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA INFÂNCIA: CONDIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Práticas educativas, Infância, Dificuldades de aprendizagem

A partir de 2006, é pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB que os recursos são destinados para manutenção e melhoria na educação. Embora a educação receba a transferência de recursos via FUNDEB, ainda é possível perceber, com base em nossa experiência na escola de educação básica, que os professores se encontram desamparados para resolver as questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, este trabalho de pesquisa, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias – GECDOTE, tem como objetivo investigar as práticas educativas com crianças do 1º ciclo do ensino fundamental que apresentam histórias de dificuldades de aprendizagem. O referencial teórico da pesquisa foi organizado com base em autores como Airés (1988) e Kramer (2007) que discutem os conceitos de infância e/ou infâncias; Charlot (2000) e Patto (2015) que trazem contribuições sobre as dificuldades de aprendizagem e Soares (2010), referência em letramento, a aprendizagem da leitura e escrita nessa fase da escolaridade. O lócus de investigação foi uma escola pública da rede municipal de Araquari - SC. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores dos anos iniciais e com gestores da instituição de ensino da rede pública de Araquari – SC. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). A análise das entrevistas permitiu elencar duas categorias, a primeira consiste no sistema público de educação e a escola, ao perceber as condições para o ensino e a aprendizagem; a segunda categoria versa sobre a relação entre os professores, os alunos e o conhecimento. Um dos aspectos que emergiram das análises é a necessidade de maior socialização do projeto político pedagógico da escola, pois todos os membros da comunidade escolar têm o direito de conhecê-lo. Outro aspecto evidenciado foi a dedicação dos professores na busca por novos conhecimentos e, no exercício do magistério, o comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem, especialmente com as crianças que tem dificuldades de aprendizagem.

ISSN: 1808-1665