5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Autodisciplina e Autonomia do aluno nas disciplinas semipresenciais do curso de Direito

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ensino semipresencial, Direito, autodisciplina

Este trabalho é parte integrante da pesquisa intitulada ‘Prática do professor de graduação do curso de Direito que atua na modalidade semipresencial’ do Curso de Mestrado em Educação da Univille. O objetivo principal da pesquisa é compreender como o professor que atua na modalidade semipresencial percebe sua prática docente; sendo que a pesquisa objetiva também identificar o processo de interação do professor com o aluno e verificar como o professor desenvolve e acompanha as atividades de aprendizagem e o processo educativo. A pesquisa sustenta-se em uma abordagem de cunho qualitativo e foi realizada com professores do Curso de Direito de um Centro Universitário da Região Metropolitana de Curitiba, que aceitaram participar da pesquisa. Para compreender como os professores que lecionam disciplinas semipresenciais entendem sua prática, optou-se pela técnica de Grupo Focal. Trata-se de técnica de abordagem qualitativa que coleta dados por meio das interações grupais ao se discutir um tópico sugerido pelo pesquisador. A análise dos dados obtidos por meio do grupo focal utilizou como método a análise de conteúdo. É possível compreender, então, que as informações apontadas, objetiva ou subjetivamente, foram interpretadas, considerando-se o contexto histórico e social do qual os participantes da pesquisa fazem parte. Quando da análise de conteúdo, uma das categorias evidenciadas a partir das falas dos professores foi a ‘autodisciplina e autonomia do aluno’. Há clareza por parte dos participantes de que o estudo a distância exige autodisciplina e autonomia do aluno, posto ser ele o responsável pela sua própria aprendizagem. Assim, o aluno, nesta modalidade de ensino, precisa assumir a responsabilidade na construção do conhecimento e de seu processo de aprendizagem de forma autônoma. A flexibilidade de horário pode favorecer o estudo de acordo com a disponibilidade do estudante, porém é necessário que ele estabeleça uma rotina de estudo a fim de que possa ter um melhor aproveitamento. Disciplina e organização parecem ser então características essenciais do aluno nesta modalidade de ensino. A pesquisa demonstrou também que há por parte dos professores uma descrença na motivação do aluno e de sua capacidade de fazer a gestão própria de seus estudos, especialmente, por falta de interesse e disciplina. Conclui-se então, que assim como acontece, em um curso presencial, é preciso que o aluno tenha disciplina, seriedade e compromisso com os estudos, mas que, sobretudo, tenha autodisciplina e exerça autonomia tão necessária ao desenvolvimento das atividades educativas.

ISSN: 1808-1665