5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Perspectivas e estratégias da modalidade semipresencial de ensino: um estudo sob a ótica do engajamento e do desempenho discente na UNIVILLE – Campus São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Desempenho discente, Engagement de estudantes, Modalidade semipresencial de ensino

A concepção tradicional sobre como o processo educacional deve acontecer estrutura-se na noção de presencialidade: docentes e aprendentes reunidos em um espaço relacional, no qual o professor transfere conhecimento ao aluno que, passivamente, o incorpora e reproduz. Esta perspectiva vem sendo gradativamente desconstruída, graças sobretudo ao surgimento de Tecnologias de Informação e Comunicação que virtualizaram os espaços relacionais e democratizaram o acesso a informações, levando a educação a distância (EaD) a crescer exponencialmente, inclusive no Brasil. Ainda que represente uma modalidade de ensino democrática, por possibilitar flexibilidade temporal e espacial e geralmente demandar investimentos financeiros menores em comparação a cursos presenciais, a EaD não é isenta a críticas e resistências por parte dos atores envolvidos, fazendo com que o tema desperte o interesse de pesquisadores que se dedicam a analisar o fenômeno em questão. Se em termos teóricos há necessidade de aprofundamento e de investigações sistemáticas, em termos práticos o assunto está longe de ser esgotado. Autores como Moran (2009) e Santos (2015) posicionam-se contra a dicotomia presencialidade/virtualidade, defendendo uma modalidade híbrida de ensino, que incorpore os benefícios das duas abordagens. Com base nessa premissa, muitas IES têm revisto seus projetos pedagógicos, num processo tão importante quanto desafiador – é o caso da Univille, que estudou e aprovou a adoção da modalidade de ensino semipresencial, com implementação realizada a partir das turmas ingressantes em 2017. Neste sentido, verifica-se a importância de acompanhar o desempenho dos discente e a forma com que os mesmos avaliam a efetividade do ensino, no que se refere, por exemplo, à aprendizagem efetiva, ao entusiasmo, às relações individuais e coletivas, à abrangência do conteúdo, aos processos avaliativos, à análise global da disciplina e do professor/tutor, entre outros indicadores. Assim, este estudo objetiva analisar o desempenho dos acadêmicos da Univille – Campus São Bento do Sul, explorando comparativamente as diferenças entre turmas concluintes e iniciantes tendo a modalidade de ensino (presencial ou semipresencial) como principal variável de distinção. A pesquisa é exploratória e explicativa, pautada em abordagem quantitativa. Por meio de survey, a coleta de dados envolveu a aplicação de questionário estruturado junto aos acadêmicos de todas as turmas e cursos vigentes no campus em 2018, perfazendo um total de 840 participantes. A análise preliminar dos dados indica que a efetividade do ensino está relacionada a variáveis diversas, sobretudo quanto à atuação do professor responsável pela disciplina, não sendo consequência direta da modalidade de ensino em si.

ISSN: 1808-1665