5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Guerra do Paraguai – representações do grande conflito do Prata em museus no exterior.

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Museu, Representações, Guerra do Paraguai

Esta comunicação visa apresentar o projeto de iniciação científica “Guerra do Paraguai – representações do grande conflito do Prata em museus no exterior”, que integra o projeto guarda-chuva “Museus e Espaços de Memória: representações, acervos e função social”, pertencente ao Grupo de Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural (GEIPAC) e ao Grupo de Estudos, Museus e Representações (GEMUR), da Universidade da Região de Joinville – Univille. Orientado pela professora Dr. Sandra P. L. C. Guedes, o projeto tem como objetivo identificar as representações existentes sobre a Guerra do Paraguai – conhecida também como Guerra da Tríplice Aliança – em museus no exterior. Nesse projeto, mais especificamente, em museus do Uruguai. Os museus selecionados foram o Museo Histórico Nacional e o Museo Histórico Cabildo, ambos localizados na cidade de Montevideo. Desde 2014, quando se comemorou os 150 anos da guerra, os olhares voltaram-se aos acontecimentos do conflito, e os museus e espaços de memória não ficaram de fora desse movimento. E é daí que surge o interesse em conhecer como o conflito está sendo representado nas exposições museológicas. A partir de uma visita de campo aos museus citados, estão sendo analisadas as representações que se têm sobre o conflito, sobre o envolvimento do Brasil e a participação dos brasileiros. As representações estão sendo verificadas e analisadas a partir das exposições e da historiografia uruguaia sobre o conflito. Isso porque o estudo das representações suscitadas acerca dos sujeitos envolvidos na guerra pode revelar os bastidores da luta entre os grupos pela conquista do seu espaço na história. Além disso, possibilita a reflexão e o entendimento das intencionalidades, dos interesses e objetivos ao se preferir dar enfoque a um ou mais lados do acontecimento em detrimento de outros, num processo de valorização e exclusão. As representações têm papel ativo na formação e legitimação das identidades culturais dos diferentes grupos, podendo ser consideradas agentes de intervenção direta nas práticas sociais. Desse modo o estudo propicia uma reflexão que contribui com a discussão acerca da função social dos museus, à luz da perspectiva da teoria das representações sociais.

Apoio / Parcerias: Bolsista art.170

ISSN: 1808-1665