5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma Nova Gestão Pública

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Infantil, Relação público privado, Políticas para Educação Infantil

A pesquisa “As repercussões da obrigatoriedade da matrícula na pré-escola na perspectiva das crianças” está inserida na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, e faz parte do projeto guarda-chuva do Grupo de Pesquisas em Políticas e Práticas Educativas para Educação e Infância – GPPEI que visa analisar a relação público - privado na oferta de vagas na Educação Infantil. Assim, tem como objetivo analisar as repercussões da obrigatoriedade da matrícula na pré-escola na voz das crianças. Para tanto, pretende-se analisar as práticas educativas em uma instituição privada de ensino no município de Joinville e investigar como algumas crianças da pré-escola que, anteriormente, tinham a vaga integral no ensino público, agora estão vivenciando a frequência em espaços educativos distintos, em um mesmo dia, pela parcialização compulsória realizada na cidade. Nesse sentido, entendemos ser importante analisar a política em seu contexto de resultados ou efeitos, isto é, entendemos como fundamental analisar os impactos da política da obrigatoriedade de matrícula, analisando tanto os impactos gerais quanto os específicos. Importante ressaltar que, essa análise já foi realizada em pesquisa anterior, mas investigando os efeitos da política nas famílias com filhos/as na educação infantil. A pesquisa, em desenvolvimento, insere-se em uma abordagem qualitativa, tendo como base epistemológica o materialismo histórico-dialético e será organizada em dois momentos: primeiramente será realizada revisão bibliográfica por meio do banco de teses e dissertações do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes com o intuito de verificar as pesquisas já existentes sobre a temática em questão, e na sequência, será realizada a produção de dados advindos de encontros sistemáticos e previamente organizado junto as crianças. Os instrumentos no processo de produção de dados serão diversos, como por exemplo: observação participante com registro em diário de bordo, atividades desenvolvidas junto as crianças, registro fotográfico e filmagens. Após a coleta dos dados, será iniciado o processo de análise, por meio do método da Análise Crítica do Discurso desenvolvida por Norman Fairclough (2001).

Apoio / Parcerias: FAP/UNIVILLE , CNPQ (Iniciação científica)

ISSN: 1808-1665