5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

ESTADO DO CONHECIMENTO: PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA CURRICULAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Estado do Conhecimento, Autonomia Curricular, Projeto Político Pedagógico

Esta comunicação tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento sobre a produção acadêmica do tema: a construção da autonomia curricular no processo de discussão do projeto político pedagógico da escola de educação básica. A problemática inicial que nos mobilizou para a pesquisa foi: Como estão as pesquisas acadêmicas sobre a construção da autonomia curricular a partir de discussões coletivas na readequação do projeto político pedagógico nas escolas de educação básica? Para responder a esta questão, a investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se por meio da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que permite mapear e identificar os objetos pesquisados e os objetivos de relevância em cada produção. Os aportes teóricos que fundamentaram a análise dos dados foram: Morgado (2003, 2004, 2011), Veiga Neto (2004), Morgado e Martins (2008), Neto (2004), Lüdke e André (1986), Sacristán (1998), Ilma Veiga (1998), Gatti e André (2010), Bardin (1977) e Morosini (2015). Por ser uma pesquisa documental, foi realizada busca sobre o tema no Portal de Periódicos e do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES e nos Periódicos Acadêmicos do Portal Scientific Eletronic Library Online – SciELO. A pesquisa consistiu, no primeiro momento, na seleção das produções com leitura e análise dos títulos, resumos, palavras-chave, discussões, e permitiu analisar como as pesquisas acadêmicas contemplam a construção da autonomia curricular dos professores no processo de readequação do Projeto Político Pedagógico. A análise e a interpretação dos dados são tarefas nucleares no campo da investigação. O trabalho irá potencializar pesquisas e discussões sobre a construção da autonomia curricular nas discussões do projeto político pedagógico, conceitos e vinculação. Traz uma oportunidade de refletir as novas políticas curriculares propostas e a construção da autonomia curricular nas escolas. A análise dos documentos revela fragilidades na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, documento que organiza o cotidiano escolar e, no qual, pode se protagonizar a autonomia escolar. As dificuldades vão desde a burocracia do sistema até a falta de apoio pedagógico, conhecimento e autonomia para a construção do projeto As análises indicaram que, mesmo com uma ampla discussão em nível nacional e o momento de transição que a educação vive por meio do processo de descentralização promovido pelas políticas curriculares, o conceito de autonomia curricular no processo de construção do projeto político pedagógico ainda é pouco abordado nas pesquisas brasileiras.

ISSN: 1808-1665