5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 16/10/2018 à 19/10/2018
ANALISE E SATISFAÇÃO DE CLIENTES
- Marilise Cardoso, Graduando, marilisecardoso13@gmail.com
- Manoel Santos Lopes, Graduando, manoelsantoslopes@yahoo.com.br
- Simone Lesnhak, Dr(a), simone.lesnhak@gmail.com
- Eliziane Meurer Boing, MSc, elizianemeurer@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil
Palavras-chave: Marketing, Atendimento ao cliente, Análise de Mercado
O objetivo do presente trabalho apresenta um estudo sobre a análise de clientes, focalizando a importância dessa ferramenta para a pesquisa de mercado e o seu público alvo. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de verificar as estratégias utilizadas para a pesquisa e analise dos clientes e utilização das mesmas para a melhoria continua encaixando as soluções e disponibilidades que a empresa dispõe as necessidades dos clientes. Segundo Kotler (2000), as empresas de hoje enfrentam três grandes desafios e oportunidades: a globalização, os avanços tecnológicos e a desregulamentação. Essas novas forças têm criado novos comportamentos e desafios. Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, eles podem obter muitas informações sobre produtos por meio da internet e de outras fontes, o que permite que comprem de maneira mais racional. Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço e em uma busca por valor, portanto, o departamento de marketing somente pode ser eficaz, em empresas onde os vários departamentos e funcionários tenham projetado e implementado um sistema de entrega de valor ao cliente superior ao da concorrência. Atualmente há diversas formas de se comunicar com os clientes e o mais significativo no mercado é conhecer o quem é seu cliente tentando se ajustar as necessidades do mesmo. È fundamental analisar sua clientela para buscar estratégias adequadas que visem maximizar resultados e satisfação das necessidades dos mesmos. Neste artigo, apresentaremos uma análise de clientes de que foi realizada com o intuito de identificar desejos e necessidades de potenciais clientes, premissas nas quais o negócio está baseado, a pesquisa teve como principal objetivo a análise do atendimento e o grau de satisfação dos clientes externos, apurando falhas no atendimento e propondo sugestões de melhorias. Como resultado é possível afirmar que a utilização da análise de mercado favorece a empresa, onde se pode classificar como uma das atividades mais determinantes para o sucesso de um empreendimento.
ISSN: 1808-1665