5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

A Influência da Publicidade na Decisão de Compra

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Publicidade, Decisão de Compra, Clientes

O artigo foi desenvolvido a partir do tema a “influência da publicidade na decisão de compra”, onde foi notado que a dificuldade de empresários em atrair o olhar do consumidor era muito grande, foram elaboradas pesquisas de campo e cientifica para a execução deste trabalho. A ideia principal foi mostrar como a publicidade pode influenciar de maneira positiva, ou não a decisão de compra. A publicidade é um meio de divulgar um determinado produto ou serviço, seja ele por meio de jornais, rádios, outdoors, TV entre outros, em um curto espaço de tempo. Com ela, tem-se a oportunidade de destacar os pontos fortes de produtos, chamar a atenção do cliente. Na atualidade, o mercado, como um todo, está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso empresas e empresários se reinventam a cada dia para alcançar esse destaque e/ou sucesso, o que sempre esteve ligado a uma boa publicidade e propaganda. As técnicas de publicidade hoje são tão bem elaboradas que vêm envolvendo até profissionais da área de Psicologia no auxílio do “impacto emocional” que um determinado produto causará em atuais ou futuros clientes. Com base nesse contexto, neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a influência da publicidade na decisão de compra. Foram abordados também aspectos como estratégias utilizadas pelos profissionais que desenvolvem a publicidade e a diferença entre publicidade e propaganda. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois para a maioria dos entrevistados a publicidade faz sim uma grande diferença na hora da escolha de seus produtos.

ISSN: 1808-1665